Amiga empreendedora, já parou pra pensar se é possível vender no Facebook sem investir em anúncios pagos? Que as redes sociais são indispensáveis para o bom andamento de qualquer negócio isso todo mundo já está cansado de saber. Mas o que muita gente ainda não sabe é que é possível obter resultados sem gastar dinheiro. Por isso eu, Sabrina Nunes, vou te ensinar 3 dicas de como usar o Facebook para vender de forma orgânica. Vamos começar?

Amigos de amigos

Existe uma teoria que só existem 6 pessoas entre você e qualquer outra pessoa do mundo. Isso mesmo, só existem 6 pessoas entre você e a Beyoncé, por exemplo. O mais interessante disso tudo é que com a ascensão das redes sociais esse número caiu para 4.

Ou seja, o seu amigo sempre tem um amigo que vai querer o seu produto ou serviço. Aposte em publicações para interagir com seus amigos pedindo pra eles marcarem os amigos deles que podem se interessar pelo seu serviço ou produto. Pra começar nada funciona mais do que a boa e velha indicação, não é mesmo?

Leia mais

Facebook Ads: você sabe o que é e como usar?

Por que o Facebook ainda é a melhor rede social para o seu negócio?

Grupos

Uma excelente forma de conseguir clientes pelo Facebook é usando grupos. Você já conhecia essa função? O ideal é você entrar em grupos relacionados ao tema do seu negócio e interagir de verdade com os participantes. E não simplesmente já sair anunciando seus produtos. Fique atenta ao regulamento de cada grupo também, pois eles foram feitos para você conseguir se relacionar com outras pessoas, transformá-los em potenciais clientes e vender.

Melhores práticas na sua Fanpage

Além das duas técnicas acima, você pode e deve otimizar o uso da sua página profissional do seu Facebook. Então faça pelo menos três postagens por dia com temas relevantes para seu público, use imagens ou vídeos com qualidade, use textos curtos e que interajam com a audiência, prefira os horários recomendados pelo Facebook (Ah, você encontra isso na aba informações lá na Fanpage).

E pra fechar: uma excelente prática é usar o método 80-20 para definir os temas das publicações, ou seja a cada 8 postagens mais descontraídas (de dicas, frases motivacionais, GiF’s etc.) poste 2 promoções exclusivas para quem curte sua página. Isso ajuda seu perfil a não ficar somente fazendo propaganda, pois isso faz  com que tenha uma queda no interesse do seu público.

E esse foi o texto sobre como vender usando o Facebook e sem gastar dinheiro. São práticas fáceis de executar se você tiver disciplina. E o mais legal disso tudo é o retorno que pode trazer para seu negócio. Meu objetivo com esse texto não é dizer que você não tem que patrocinar, pelo contrário, quando você tiver verba para investir no Facebook Ads faça, pois vale muito a pena.

Mas tente criar o hábito de seguir as dicas acima. E por falar nisso, você alimenta as suas redes sociais? Qual foi a última vez que você fez uma postagem? Me conta nos comentários as ações que você anda fazendo e vamos trocar uma ideia sobre o assunto.

Você, que já tem um negócio formal ou pensa em formalizar, sabe os benefícios de ser MEI? Nesse material exclusivo que eu fiz, você pode aprender desde como se formalizar até como ser uma empreendedora de sucesso. Baixe aqui.

vip_whatsapp-var