Para quem se interessa por leitura sobre desenvolvimento pessoal, um dos mais recomendados é O Monge e o Executivo, de James C. Hunter. Além da leitura ter vários benefícios para a vida de qualquer pessoa, a obra em especial dá lições valiosas sobre liderança que todos nós podemos colocar em prática. Veja abaixo as três mais importantes:

9789898470973Uma boa plantação rende uma boa colheita

Seja na vida profissional ou pessoal, a forma como você pensa e age resulta em um bom ou mau resultado. Como empreendedora, se você estimula que o seu ambiente de trabalho seja colaborativo e criativo, os resultados serão nesse rumo. Já se você criar um ambiente de competição e estresse constantes, os resultados não serão bons nem para os colaboradores nem para você como dona do negócio.

Leia mais:

Inspirar rende mais resultados que ordens

Por mais que uma equipe precise de um planejamento, a partir do momento que um líder inspira seus colaboradores os resultados melhoram. A equipe fica mais comprometida em oferecer seu melhor e, mesmo em épocas difíceis, a produtividade permanece a mesma. Inspire e influencie o outro para a ação. Você verá a diferença.

Tenha o cliente como aliado, não inimigo

Essa lição acontece muito quando há alguma reclamação sobre o serviço. Alguns empreendedores acreditam tanto no seu negócio que se recusam a enxergar as falhas que possam ser melhoradas. Cada crítica ou reclamação vai contribuir para que você faça os ajustes necessários para melhorar seu negócio. Tenha a mente aberta sobre isso.


O livro é uma ótima opção para quem quer desenvolver seu lado líder. Independente do estágio em que você se encontra (formulando um negócio ou já colhendo os frutos dele), inclua “O Monge e o Executivo” na sua lista de leitura.

vip_whatsapp-var