Eu recebo muitas perguntinhas das minhas leitoras amadas. E hoje vou responder uma questão muito popular entre as dúvidas: “ Assessoria de imprensa e inbound marketing são a mesma coisa?” Você quer entender mais detalhes sobre esses conceitos revolucionários de marketing ? Continue comigo até o final desse artigo.

Objetivo

Genteee, o objetivo principal do inbound marketing e da assessoria de imprensa é gerar autoridade para aumentar reconhecimento da marca e atrair clientes. Mas apesar deles carregarem a mesma missão, os conceitos e estratégias são totalmente diferentes, inclusive, quando uma empresa possui uma estratégia com a união dos dois conceitos pode elevar muito o nível de reconhecimento da sua marca.

O que é inbound marketing?

Inbound marketing atrai voluntariamente os consumidores para o site da empresa. É o contrário do marketing tradicional, e baseia-se no relacionamento com o cliente em vez de propagandas e interrupções.

Ou seja, são realizadas ações para atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atração, é feito um trabalho de relacionamento com essa pessoa. Esse relacionamento é desempenhado com conteúdo personalizado e autoral.

Esse conteúdo é uma forma de educar a audiência e potenciais clientes sobre o segmento de sua empresa, transformar sua empresa em referência em determinado assunto relacionado a seu mercado e influenciar na decisão de compra de futuros clientes.

• Aceita o desafio de espalhar amor

• Rotina da empreendedora

O que é assessoria de imprensa?

Estratégias de comunicação da assessoria de imprensa  elaboram um planejamento de trabalho que, dentre outras coisas, inclui quais serão os veículos-alvo, quais serão as editoras escolhidas (moda, gastronomia, economia, saúde etc.) e quais assuntos poderão ser enviados para a imprensa.

Eles preparem o release, que é o envio de informações em formato de texto, ou áudio quando enviado para rádio. Caso algum jornalista se interesse pelo assunto, ele utilizará o texto da assessoria em sua reportagem, ou irá agendar entrevista com a empresa. Além disso, eles acompanham a conversa entre o jornalista e cliente. E fazem follow-up ajudando os repórteres e editores oferecendo pautas(assuntos).

A assessoria não garante que qualquer instituição ou pessoa física aparecerá nos veículos de comunicação. Isso acontece porque ela não compra espaços no jornal, este trabalho é o da publicidade.  A assessoria de imprensa conquista o espaço na mídia por meio de contatos e influências, sem envolver pagamentos ao jornal.

Unindo o inbound e a assessoria

Quando uma empresa realiza as duas frentes de estratégias, e faz o inbound e também contrata uma assessoria, uma coisa mágica acontece: a mídia espontânea ou viralização. É aquele tipo de mídia que você gasta pouco ou quase nada para obter resultados altos. Afinal, como faz para aparecer no programa da Fátima Bernardes ou ser citada na Revista Exame? E depois que essa exposição acontecer como aproveitar? Tenha esses dois setores bem estruturados e veja resultados incríveis acontecerem.

Eu estou obtendo grandes resultados. E se eu estou conseguindo,  você também consegue. Basta priorizar e agir. Vamos juntas? Deixe suas dúvidas ou sugestões nos comentários!