Apesar de associarmos bloqueio criativo com áreas como redação e design, esse problema pode atingir a todos, inclusive empreendedores. Seja na formulação de uma ideia para melhorar o desempenho do negócio ou como fazer a divulgação, a criatividade é uma parte essencial nesses momentos. Mas e quando sua mente “trava”? Quando você tem que ter uma ideia, mas ela não aparece de jeito nenhum?

Abaixo, temos algumas dicas de como superar esse bloqueio criativo:

Se planeje com antecedência e evite procrastinação

Uma das causas do bloqueio criativo é o estresse e um dos grandes problemas das pessoas, em sua maioria, é a procrastinação. Deixar para amanhã o que se pode fazer hoje parece ótimo no começo, mas depois o prazo é menor e você tem menos tempo para ter uma ideia. Então, se planeje com antecedência pois, mesmo que você tenha um imprevisto, não afetará seu cronograma e você não fica tão estressado com o prazo ser menor.

Não obrigue seu cérebro a trabalhar

Às vezes, o melhor a se fazer é dar um tempo. Vá tomar um ar, ao banheiro ou vá comer alguma coisa. Um tempo fora do ambiente estressante de “tenho que ter uma ideia” talvez permita que você tenha uma inspiração e o bloqueio criativo acabe.

Invista em cultura

Além do entretenimento, entrar em contato com diversas formas de arte permite que você tenha mais conhecimento. Isso pode trazer inspiração para você nos momentos difíceis e com bloqueio criativo.

LEIA TAMBÉM:

Escreva

Algumas pessoas desenvolvem melhor suas ideias com papel e caneta. Então, quando você tiver um bloqueio criativo, experimente sair do computador e anotar. Palavras soltas podem trazer uma inspiração para sua ideia.

Comece de onde você está

Em alguns momentos temos parte da ideia na nossa cabeça, mas ainda falta uma parte e ficamos estressados pensando na parte que falta.  Escreva o que você já sabe e deixe que, com as ideias já formuladas, a parte que você busca para complementar apareça depois. Mas é interessante você já ter uma noção do rumo que você quer seguir na sua ideia.

Essas foram algumas dicas de como superar um bloqueio criativo, que pode acontecer com todos em algum momento. Mas o importante é como você vai administrar essa situação para que você alcance sua meta. E, caso você já tenha passado por isso, como superou? Diga nos comentários como você deu a volta por cima. 😀

vip_whatsapp-var