Austeridade é a palavra de ordem do mercado. Muitas empreendedoras estão enxugando os custos para manter a operação em andamento. Mas o que muita gente não sabe é como escolher os recursos corretos, aqueles que não são cruciais para os resultados do seu negócio. Por isso, escrevi esse texto para te orientar como fazer redução de custos da forma correta. Veja abaixo:

Analise seus custos

Não reduza os custos sem uma avaliação prévia pra você não acabar limitando recursos importantes para os resultados do seu negócio. Por isso, liste todos os seus custos e coloque também um histórico deles, assim fica mais fácil realizar cortes naqueles que têm menos participação no lucro. Apenas corte aquilo que não afeta a produtividade e o bem-estar dos seus colaboradores.

Crie metas de redução

Seu papel como dona de uma empresa, não é somente definir a meta de vendas,  mas também criar uma meta para redução dos custos. Afinal, quanto menor o custo maior a lucratividade. Como em qualquer formatação de metas,fique atenta ao histórico e projeções, leve em consideração a sazonalidade do seu negócio também.

Leia mais

• Aceita o desafio de espalhar amor

• Rotina da empreendedora

Envolva os colaboradores

Seus colaboradores são protagonistas na redução de custos e a comunicação interna deve ser reforçada para que eles vistam a camisa e façam parte dessa causa. Uma boa maneira de fazer cortes efetivos é envolver a equipe na definição de metas e usar uma parte da economia para premiar o time quando elas forem atingidas. Essa estratégia pode ser implementada na redução de itens como material de escritório, energia e manutenção de equipamentos.

Fiz também uma listinha com 10 ideias de como reduzir efetivamente os custos e ainda assim otimizar os resultados:

  1. Corte nas pequenas coisas;
  2. Diminua a frota de carros;
  3. Economize no telefone;
  4. Reduza perdas na produção;
  5. Invista em máquinas e equipamentos;
  6. Otimize o gasto com energia;
  7. Reavalie a logística;
  8. Terceirize a gestão dos pagamentos;
  9. Digitalize documentos;
  10. Considere a venda de ativos.

Esse foi o texto sobre como cortar custos e aumentar a lucratividade do seu negócio. Não esqueça: é possível reduzir os gastos com a ajuda e envolvimento do time. Mantenha sempre sua equipe motivada e incentive o empreendedorismo interno, premie as melhores ideias. Fará total diferença nos seus resultados. E por falar nisso, qual item é mais difícil de obter um controle de custos no seu negócio? Me conta nos comentários!