Para identificar forças e fraquezas do negócio, as grandes empresas usam um método conhecido como Análise SWOT. Esses pontos são importantíssimos, pois incentivam o empreendedor a analisar a empresa de uma forma simples, objetiva e propositiva.

É uma ferramenta clássica da administração e recomendada para aprofundar o conhecimento a respeito do negócio. E hoje, vou te ensinar na prática como usá-la. Vamos começar?

Criei uma listinha que vai te ajudar a entender melhor essa ferramenta:

  1. Para quem é indicada? Indicado para organizações de todos os portes.
  2. Para que serve? Serve para analisar os pontos fortes e fracos, e as oportunidades e ameaças de um negócio. O próximo passo, será organizar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.
  3. Qual a utilidade? É útil porque incentiva o empreendedor a analisar sua empresa sob diversas perspectivas de forma simples, objetiva e propositiva. 4
  4. Peça a revisão de terceiros: Quando você elaborar a Análise SWOT para o seu negócio, é bem possível que a análise não seja totalmente imparcial. Nenhum pai ou mãe consegue fazer uma avaliação de seu filho ou sua filha sem destacar os pontos fortes e deixar os fracos com um destaque menor. Assim, peça a pessoas que o(a) conhecem e também estão familiarizados com o negócio para avaliar sua análise.
  5. Preenchi os quadros SWOT e agora?: A principal falha no uso da Análise SWOT é imaginar que basta preencher os quadrinhos. Esse é só o começo da Análise SWOT. Depois do preenchimento, é preciso analisar o que a empresa poderá (ou deverá) fazer para aproveitar seus pontos fortes e as oportunidades, melhorar seus pontos fracos e tentar eliminar ou minimizar o efeito das ameaças potenciais. Em outras palavras, é necessário um plano de ação

Leia Mais

• Talento é chave do sucesso? Não, o nome disso é disciplina

• 5 coisas que você deve fazer pra ser uma empreendedora de sucesso

Espero que você tenha curtido e que já coloque em prática hoje mesmo. Quando você conhece todos os detalhes da sua empresa e do seu mercado a chance de fazer sucesso é maior. Deixe seu comentário, dizendo o que você achou!