Olá, amiga empreendedora. Tudo Joia? Você já deve ter notado a forma como seus colaboradores são influenciados uns pelos outros. Eu até já escrevi aqui sobre como somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos.

Passamos mais tempo no trabalho que em casa, por isso é importante aproveitar melhor esse tempo na empresa. Separei 3 dicas que vão te ajudar a melhorar o desempenho de seu time, trocando algumas pessoas de lugar. Vamos lá!  <3

Entenda o efeito transbordo

As pessoas que se sentam próximas no trabalho inevitavelmente afetam dia a dia umas das outras. Elas podem melhorar o humor ou deixar os colegas loucos. Além disso, os vizinhos de trabalho podem realmente mudar a qualidade das funções.

Chamamos de  “transbordo positivo” quando o colega do lado gera impacto positivo na produtividade. E o contrário de “transbordo negativo”. Existem duas formas de tratar o transbordo tóxico ou negativo: demitir o  colaborador ou enviá-lo para áreas físicas distantes.

O que significa que para aumentar a sua produtividade, analise bem sua equipe e mude algumas mesas de lugar, ao invés de gastar muito dinheiro com  treinamentos e recrutamentos caros.

Invista na aprendizagem pela pressão dos pares

O transbordo acontece pelo que chamamos de pressão dos pares. Identifique as habilidades de seus colaboradores e escolha responsáveis para passar o aprendizado, sempre visando manter pares para que o aprendizado se torne mais alcançável e eficaz.

Leia Mais

• Talento é chave do sucesso? Não, o nome disso é disciplina

• 5 coisas que você deve fazer pra ser uma empreendedora de sucesso

Faça a gestão do espaço

Esse é meu último conselho sobre esse assunto. Além de medir o transbordo, descubra que não existe de fato aquele superstar completo. Trata-se mais de encontrar especialistas diferentes de forma que você possa combinar. A planta aberta também é uma ótima opção para misturar seus colaboradores e aumentar a produtividade do grupo.

Amiga, além de se preocupar com as questão financeiras, de marketing e de produção, você não pode esquecer do seu ativo mais rico na empresa: a gestão de seus colaboradores.

Agora você já sabe como usar essa ferramenta incrível, é a sua grande chance de aumentar a  produtividade e melhorar a convivência. E por falar nisso, quais as estratégias de layout você já usa no seu negócio? Me conte nos comentários!