Olá, amiga empreendedora! Tudo joia? O texto de hoje é pra falar sobre um assunto que eu amo: publicidade online que gera resultado. Você deve se sentir meio perdida na hora de analisar cada métrica, não é mesmo? Não se desespere vou te ajudar a entender sobre esse assunto.

Existem diversos tipos de canais para divulgar o seu negócio na internet: Google Adwords, Facebook Ads etc. A regra que determina quanto você irá pagar por cada resultado e varia de acordo com o objetivo da sua campanha: cliques, leads, impressões, views etc. E cada canal tem sua forma de medir esses resultados, separei aqui os dois principais: Facebook e Google. Vamos começar?

Facebook

Vou começar esse primeiro tópico falando sobre como mensurar resultados de publicidade no Facebook. Como falei acima, as soluções de medição são organizadas por objetivo para nos dar as informações que mais importam, separei aqui todas as formas de mensurar resultados que existem na maior rede social do mundo. Confira:

Resultados de público: alcance, a frequência, o direcionamento e o desempenho entre dispositivos.

Resultados da marca: reconhecimento do anúncio, a lembrança do anúncio, o reconhecimento da marca e a percepção da marca.

Resultados de vendas: cadastros, instalações, compras, conversões e ROI.

Para descobrir detalhadamente sobre cada métrica e melhores práticas de publicidade no Facebook, tenho aqui uma dica mara: Acesse o Facebook IQ!  Ele fornece informações exclusivas sobre os 2 bilhões de pessoas que acessam a plataforma e 5 milhões de empresas que já anunciam no FB.

São dicas sobre marketing e medição: estudos, ferramentas e recursos criados para revolucionar a maneira como podemos  fazer marketing para alcançar pessoas reais e gerar resultados reais, em um mundo virtual e que pode ser acessado em diversos canais e dispositivos.

Leia mais

• Reuniões produtivas: como fazer

• Como usar a informação a nosso favor

Google

A mídia paga do Google também permite que você escolha como deseja alcançar seus clientes e que você trabalhe dedicada a gerar resultados específicos. Abaixo estão as métricas que são relevantes analisar para cada objetivo de marketing:

Aumentar o tráfego do site: cliques, taxa de cliques, desempenho de palavras-chave, termos de pesquisa;

Gerar conversões (cadastros, vendas ou outros tipos de conversão): dados de conversão, URLs de destino;

Aumentar reconhecimento da marca: impressões, engajamento do cliente, alcance e frequência;

Aumentar o ROI: conversões.

Se você quiser mais detalhes sobre esse assunto pode se aprofundar aqui.

Esse foi o nosso texto sobre como mensurar os resultados de suas campanhas online tanto no Facebook quanto no Google. Tenho certeza que agora você vai conseguir medir seus resultados e planejar campanhas melhores. Quer mais dicas como esta? Corre nas minhas redes sociais, sempre posto temas que você vai amar: me siga no Instagram e curta minha Fanpage no Facebook.