Tornar o seu negócio popular na internet é algo que exige tempo, qualidade, conteúdo e disciplina.  Porém é algo que pode ser feito com os recursos que você possui hoje. Analise comigo: é mais fácil colocar um vídeo no YouTube ou na Rede Globo?

Isso mesmo, hoje estou falando sobre o sucesso estar ao alcance das suas mãos. Aprenda como consegui tornar o #maioincrivel um sucesso nas redes e como você pode tornar sua empresa mais visível.

Eu criei essa campanha, pra ajudar você, amiga empreendedora, a vender mais. Muita gente acha que é preciso rios de dinheiro e muita técnica pra colocar uma boa ideia em ação. Se você continuar pensando assim não vai sair do lugar. Então no mês inteiro de maio fiz  o desafio #maioincrivel e ele foi do tipo 3 em 1:

EU: Me comprometi a enviar todos os dias e-mails com dicas para as pessoas inscritas e interagir com elas nas redes sociais (live, discussão de grupo etc.);

Minha equipe: Precisou operar para o batimento das metas de acessos, inscrições, curtidas e seguidores;

Empreendedoras participantes: A audiência precisava colocar as dicas em prática e aumentar as vendas.

A resposta foi incrível, a interação com a galera e os resultados obtidos me encheram de orgulho. Depois vou postar aqui no blog um infográfico com os detalhes. Antes disso, eu trouxe no final desse texto uma surpresa, uma participação especial pra você entender o que eu estou falando. Você não pode perder haha.

Antes de passarmos adiante, eu quero compartilhar 3 ferramentas que possuem versões grátis bem completas e que vão ajudar você a colocar seu projeto de popularidade no ar. Não são as ferramentas que eu uso atualmente, pois como você já sabe que uso o RD Station. E eu super o recomendo se você já tiver recurso pra investir. Mas se você ainda não tem essa grana, basta usar as ferramentas abaixo. A única coisa que não vale é criar desculpinhas e procrastinar, ok?

Criar landing page

Sabe aquela página com um formulário, que você se inscreve pra baixar ebook ou receber e-mails? Use o  Typeform para criar a sua. Ele é bem simples e você pode também analisar os dados das respostas obtidas, como por exemplo, se visualizaram pelo celular ou computador. Além disso, você pode inserir o Google Analytics e ainda baixar em Excel a sua listinha de e-mails capturados.

Enviar os e-mails

Para enviar os e-mails gratuitamente e gerir suas listas, MailChimp, a ferramenta do macaquinho é mara haha.

Criar imagens legais

Já para edição de imagens no formado das redes sociais, você pode usar o Trakto. Tenha atenção nos detalhes: não escreva muito sobre as imagens, centralize os textos, use bem as cores e não use muitas fontes diferentes em um único layout.

Leia mais

• Aceita o desafio de espalhar amor

• Rotina da empreendedora

Agora que você já reconfigurou sua mente e sabe que é possível fazer sucesso na rede. Aqui estão 3 estratégias práticas que você pode aplicar a partir das ferramentas e dicas acima.

01 Landing Page

A função dessa página é explicar o objetivo  da estratégia e solicitar os dados das pessoas interessadas. Então se você quer divulgar um sorteio, por exemplo, foque no título e no que seu público irá ganhar. Use também uma linguagem com gatilhos mentais, pois ela irá fazer as pessoas preencherem o formulário sem pensar duas vezes.

Olha aqui minha Landing Page do  desafio: http://sabrinanunes.rds.land/desafio-de-vendas

02 E-mail

Quando se usa uma ferramenta profissional para envio de e-mails, você ganha alguns benefícios: personalizar automaticamente o e-mail para saudar o leitor pelo nome, conferir quantas pessoas receberam o e-mail, quantas abriram, quantas clicaram em links, saber se as pessoas estão usando mais o celular ou computador para ler o e-mail etc.

Ou seja, você pode analisar os dados  e ir melhorando para os próximos disparos. Além disso, o MailChimp diminui o risco de seus e-mails serem enviados para o SPAM. Isso é muito importante!

Aqui está um dos e-mails enviados no desafio:03 Grupo do Facebook

Essa foi a sacada mais genial que eu tive durante a campanha, pois eu percebi que a galera queria interagir mais sobre os e-mails, contar os resultados e trocar as experiências. E fazer tudo isso, somente durante as lives estava pouco demais.

Genteee, agora, nós somos uma comunidade de mulheres poderosas que fizeram de maio um mês incrível e que irão continuar aplicando os aprendizados para realizar o sonho de ter uma empresa de sucesso.

Esse é o link do grupo: BORA VENDER, se você ainda não faz parte solicite um convite, pois é um grupo fechado.

E aqui está a surpresa que eu comentei lá em cima: para complementar este texto eu peço apoio da minha colaboradora Simara Conceição. Ela é freelancer na Francisca Joias, participou do maio incrível e conseguiu ótimos resultados. Simara, conta pra gente. <3

“Oi, pessoal. Que honra, poder falar aqui no blog dessa diva. Eu me inspiro muito na história da Sabrina e apesar de trabalhar home office, a gente tem uma rotina de e-mails e pequenas reuniões e são momentos muito valiosos pra mim. A gente se via mais quando treinava no mesmo CrossFit,  foi lá que eu a conheci rs

Mas vamos direto ao ponto, pois estou aqui pra contar como o meu maio foi incrível. Eu produzo conteúdo web para blogs e redes sociais. A Francisca Joias é a minha maior conta atual, mas além dela tenho outros 14 clientes ativos, que são pequenos negócios locais.

E assim como você, que está lendo esse texto, eu também estou lutando pra ser dona do meu destino e ser uma empreendedora de sucesso. Eu me orgulho muito de ser mulher, negra, nordestina e a primeira da família a ingressar numa universidade. Mas às vezes falta aquele empurrãozinho ou aquela mão estendida.

E é sobre isso que quero falar, pois foi o que a campanha #maioincrivel representou pra mim: uma mão estendida e um choque de realidade. Cada e-mail que eu recebia me enchia de ideias e motivação. E cada live e discussão do grupo aumentavam ainda mais o meu gás. Essa campanha mexeu comigo de uma forma muito boa e profunda.

No meu negócio, eu vendo serviço e o ciclo de venda costuma ser maior do que um mês. Mas incrivelmente eu consegui diminuir esse ciclo e fechar duas vendas em maio, o que num universo de pagamento recorrente é um número muito bom.

Além disso, o sucesso do meu cliente na internet é um dos meus indicadores de performance. E adivinhe? O maio foi incrível para os meus clientes também.

Vou falar de um em especial, Alexandre Maciel Photography, o maio dele foi um lacre, pois com um anúncio que criei no Facebook  ele conseguiu 456 leads e um alcance de quase 60.000 noivas (potenciais clientes para ele), isso com um investimento de R$640  e durante 4 dias.

Estamos muito felizes com o resultado e vamos continuar trabalhando com o marketing ensinado e inspirado no #maioincrivel, para transformar esses cadastros em vendas. 😀 Aqui está o resultado da campanha, cada lead saiu por apenas R$1,40:

Sa, muito obrigada pelo #maioincrivel, por esse espaço e pela oportunidade de trabalhar com você. Continue fazendo campanhas assim, continue com os seus posts aqui, nas redes sociais e com os seus vídeos do YouTube. Você inspira muita gente. Pode acreditar! (me emocionei, algumas lágrimas rolaram escrevendo esse texto haha). Beijos”

E foi assim que esse desafio nasceu pra ser um sucesso. E com certeza a popularidade da Francisca e a minha autoridade como empreendedora cresceram como consequência dessa ação grátis e feita com muito amor. Pois quando fazemos algo bom pra alguém sem esperar nada em troca, as pessoas que recebem compartilham.

E por falar nisso, as participantes da campanha fizeram isso tão bem. Quero deixar aqui também o meu carinho e gratidão a todas vocês, que fazem do meu sonho uma realidade. E você, o que achou das dicas e da história da Simara? Deixe seus comentários e bora vender!