Você tem uma loja física e quer melhorar a gestão de vendas do seu negócio? Então você vai amar ler esse artigo. Pois hoje eu, Sabrina Nunes, vou te contar como usar a ferramenta funil de vendas na prática. Você vai aprender o conceito e vai receber dicas infalíveis de como aplicar no seu negócio. Está pronta? Então vamos começar.

O que é funil de vendas?

Funil de vendas ou pipeline, tem a função importante de armazenar e mensurar os resultados de contato com os consumidores. Não somente os números de vendas fechadas, mas também quanto custou cada atendimento e quais clientes não fecharam negócio. O mais importante dessa ferramenta é que nenhum contato se perde no processo e você pode conseguir algumas vendas que já havia desistido de tentar.

Prospecção, qualificação e apresentação

Essa é a primeira etapa do funil, onde deve encontrar o seu cliente. Se você tem uma empresa de serviços, a telelista online é sua principal aliada, pesquise uma lista relevante, entre em contato por telefonema e agende uma reunião. No caso de lojinhas que vendem produtos usem as redes sociais como vitrine online e participe de grupos no Facebook.

Nesta etapa, você irá entender se o cliente deseja ou necessita de seu produto. Você irá qualificá-lo, seu  objetivo aqui não é realizar a venda, mas conhecer melhor o seu cliente e entender como apresentar seus produtos ou serviços da forma mais produtiva possível.

Maturação, negociação e fechamento

Nesse momento, você terá total liberdade pra brilhar. Então oferte o produto certo e mostre pra o seu cliente o que seu produto faz pra ele, a forma como você se apresenta faz total diferença na tomada de decisão. Já expliquei anteriormente: escute seu cliente, tenha brilho nos olhos, use o tom da sua voz a seu favor e direcione para o fechamento da venda.

Você pode usar algumas ferramentas online para armazenar as informações do seu cliente, uma que acho super interessante é a Pipedrive, nela você irá fazer a gestão do cliente em cada etapa do funil. Ou seja, você poderá visualizar todos os clientes que estão na etapa prospecção, por exemplo, e após a qualificação basta arrastar o cartãozinho com o nome do cliente e levá-lo para a outra fase do funil. O teste da ferramenta é grátis.

Leia mais

Faça uma apresentação impecável

Saiba como melhorar a experiência do cliente na compra e fidelizá-lo

Pós-venda

Deixei essa etapa separada, pois ela merece bastante atenção. Você conhece o termo backoffice? É o setor da empresa que deve entrar em contato com o cliente para saber se ele está satisfeito como produto  ou serviço comprado. É muito mais do que uma pesquisa de satisfação é a continuação da venda, pensando na fidelização do cliente. Então aposte nessa boa prática com ligações e e-mails. Vai valer  a pena.

Esse foi o nosso texto sobre funil de vendas para lojinhas físicas. Genteee, o conceito de pipeline pode mudar a forma como seu  negócio se desenvolve dando muito mais foco ao cliente. É o controle do setor comercial nas suas mãos.

Lembre também de sempre mensurar os resultados dos seus esforços para vender e comparar com a quantidade de vendas fechadas. E por falar nisso, como você faz para controlar suas vendas e o relacionamento com seus clientes? Já conhecia as dicas acima? Conte pra mim nos comentários!

Baixe aqui o e-book _Vale a pena investir em e-commerce_(1)

vip_whatsapp-var