O perfil de consumo mudou. As pessoas estão comprando mais pela internet. E se você tem uma lojinha virtual já deve ter recebido cadastros de clientes que não finalizaram a compra. Já se perguntou o motivo dela ter feito o cadastro e não ter finalizado a compra? É sobre esse comportamento do cliente que vou falar hoje. Além disso, vou te mostrar na prática como usar o conceito do funil de vendas para fazer a sua gestão comercial e ter sucesso no seu negócio. Vamos lá!

Milhares de opções

Antes do cliente chegar até seu e-commerce ele visitou uma dúzia de outros sites, comparou preço, informação e checou avaliação de clientes anteriores. Nesse momento de pesquisa o consumidor percebe que deseja ou necessita dos benefícios que seu produto oferece. Então ele se cadastra no seu site mas ainda não fecha a compra. O que fazer pra esse cara virar de fato uma conversão? Veja abaixo:

O topo do funil

Muitos materiais didáticos explicam o conceito do funil com vários estágios. Mas eu prefiro sintetizar com esses 3: topo, meio e final. Essas 3 fases representam a jornada de relacionamento com o seu negócio, que o cliente percorre até o fechamento da compra. O topo do funil é o momento de atração do cliente para a sua base, é justamente, o momento citado acima quando o cliente se cadastra.

Genteeee, não adianta ficar empurrando produto pra o cliente nessa fase, ele ainda não conhece seu negócio, ele ainda não confia em você e no que seu produto pode proporcionar pra ele. Mas essa fase é importantíssima, pois quanto mais pessoas você atrair para seu funil maior será sua chance de conversão de vendas.

Imagine um funil e um imã gigante atraindo clientes para dentro dele. É isso que você deve fazer nessa fase. Atrair! Use as redes sociais, use seu blog, faça campanhas patrocinadas no Google e nas mídias sociais, use todas as estratégias possíveis para trazer o cliente até o seu funil.

Leia mais

Faça uma apresentação impecável

Saiba como melhorar a experiência do cliente na compra e fidelizá-lo

O meio do funil

Aqui, você já encantou o cliente, já mostrou as maravilhas do seu produto e ele já está criando a consciência de que você é a opção que ele vai escolher. Mas ele  ainda precisa de mais uma ajudinha. Nesse processo de maturação do cliente uma campanha de e-mail marketing funciona bem. Além disso, você precisa continuar fornecendo conteúdo relevante para ele seja no blog, no YouTube, por sms, ou nas redes sociais. Podemos chamar essa fase também de relacionamento.

Eu amo essa fase do funil, pois é quando eu tenho a chance de compartilhar as minhas experiências aqui no blog e nas minhas redes sociais. Também foi por causa dessa etapa que criei o meu canal no Youtube e todo dia coloco lá vídeos bacanas pra te ajudar com essa jornada alucinante que é o empreendedorismo. E por falar nisso, tenho certeza que esse vídeo vai te inspirar, confira:

O Final do funil

Essa é a fase que todo mundo quer chegar. É nela que a mágica acontece e aquela pessoa que já estava cadastrada finalmente decide incluir os produtos no carrinho e finalizar o preenchimento dos dados de pagamento. Mas até esse momento chegar foi necessário ganhar a confiança desse cliente. É diferente de ir numa loja física, tirar as dúvidas com o vendedor e fechar a negociação.

O consumidor online tem muita informação e seu papel é ajudar ele a selecionar essas informações. Então intensifique os contatos nesse momento. Se você vende serviços faça isso de maneira individualizada com ligações, por exemplo. E ele vai fechar a compra com você, não só pelo seu produto, ou pelo seu preço, mas principalmente, pela consultoria e ajuda.

E esse foi o nosso texto sobre como ter sucesso fazendo a gestão correta do seu funil de vendas. Você gostou desse tema? Já sabia sobre esses detalhes de gestão para o setor comercial? Vamos continuar esse papo nos comentários? Você começa, deixe sua dúvida ou opinião.

Você, que já tem um negócio formal ou pensa em formalizar, sabe os benefícios de ser MEI? Nesse material exclusivo que eu fiz, você pode aprender desde como se formalizar até como ser uma empreendedora de sucesso. Baixe aqui.

vip_whatsapp-var