Você já deve ter escutado algo sobre as estrelas das redes sociais. Genteee,  estar relacionado aos influenciadores corretos é uma estratégia essencial para o crescimento da sua marca. Nesse momento, o que você já faz de ação de marketing para alavancar suas vendas e tornar seu negócio mais conhecido? Nesse texto vou te ajudar a identificar as etapas pra você escolher os melhores influenciadores pro seu negócio. Vamos juntas?

Como identificar os influenciadores ideais

Primeiro, tenha em mente qual é a sua intenção com a parceria. Tornar sua marca mais conhecida ou atingir um público específico? Fidelizar seus clientes atuais ou atrair novos clientes?

Com essas respostas na ponta do lápis, pesquise bem sobre o perfil do influenciador, entenda quem é o público dele e qual a  mensagem que ele passa. Tenha certeza de que a parceria será boa para ambas as partes. Eu já escrevi alguns outros artigos sobre esse tema, confira aqui: Vantagens de fazer parcerias com influenciadores digitaisComo investir em influenciadores digitais e Como os influenciadores digitais podem ajudar seu negócio.

App para “Caçar” Influenciadores

Huntgram é uma ferramenta onde você consegue identificar influenciadores, pois te ajuda a encontrar perfis incríveis e inspiradores no Instagram. É possível navegar pelo aplicativo e ver as postagens de perfis que possuem milhares de seguidores. O aplicativo divide seu conteúdo em “Mundo”, “Categorias”, “Influenciadores” e “Hashtags”.

Você irá encontrar perfis famosos com fotos interessantes. É possível também verificar fotos de perfis de acordo com a nacionalidade do usuário e filtrar sua busca em fotos de animais, natureza, moda, entre outras. Além disso, aposte nesse app para encontrar os influenciadores corretos para o seu negócio e as tags mais utilizadas do momento.

Leia Mais

• Talento é chave do sucesso? Não, o nome disso é disciplina

• 5 coisas que você deve fazer pra ser uma empreendedora de sucesso

Faça um contrato

Agora que você já identificou quem a estrela da rede social que vai ajudar a turbinar o seu negócio, chegou a hora de fechar a parceria. Seja cuidadoso na hora de estabelecer o contrato e tenha certeza de que todos os lados entendam e concordem com sua proposta e exigências. Meu conselho é que você consulte um advogado e agência de marketing de influência. Aqui está um checklist pra você não esquecer o que deve ser tratado neste acordo:

  1. Objeto do contrato: aqui você deve especificar que é um contrato de parceria;
  2. Da Vigência: especifique o prazo de vida do contrato;
  3. Do pagamento: informe aqui como será o pagamento(permuta com produtos, serviços, valores etc.)
  4. Das obrigações do contratado: defina as ações que o digital influencer deve fazer, inclusive descrever quantidade de posts, formatos e conteúdos;
  5. Das obrigações do contratante: descreva sua função na parceria, se deve fornecer conteúdo, produtos etc;
  6. Descumprimento, multas e exclusividade: neste tópico você pode abordar como será o encerramento do contrato, se haverá multa e ainda elencar se é um contrato de exclusividade.

Não existe uma receita de bolo formulada para ter sucesso no mundo dos negócios. Todo trabalho feito acaba sendo de “formiguinha” e a soma desses esforços é que irão te levar ao sucesso. Minha dica é que você una suas estratégias de marketing com ações de marketing de influenciadores, dessa forma você vai alavancar seus resultados. E por falar em redes sociais, aproveito pra te convidar: me siga no Instagram e curta minha Fanpage no Facebook.