O RD Summit rapidamente se tornou em um dos grandes eventos de marketing do Brasil, então este ano resolvi conferir de perto este super evento. A expectativa era alta para encontrar os principais nomes do mercado online e também conhecer a famosa ilha de Florianópolis.

Fiquei localizada perto do Centrosul com muitas opções de hotéis. Depois do café-da-manhã reforçado, a recepção e a organização me chamaram a atenção. Apesar dos 5.200 participantes, o credenciamento foi rápido e, por fazer parte da equipe da Francisca Joias, o carinho e admiração dos funcionários da RD Station foi muito legal.

Depois de um rápido reconhecimento do evento e reencontrar alguns amigos, fui assistir a primeira palestra do economista Ricardo Amorim. Já conhecia ele dos programas de TV, nos quais apresentava dados históricos para analisar o momento político e econômico do país. E, assim como a história mostra que sempre depois da queda vem o crescimento, o ano de 2017 deve apresentar melhoras.

Logo após essa  aula de política-econômica, vem uma das palestras mais aguardadas do evento. Wil Reynord, fundador  do Seerinteractive.com  e especialista em marketing busca. Ele falou muito em clientes, mas também que por muitos anos as empresas pensaram em como fazer um site perfeito para os buscadores, além do que fazer para o robô do Google colocar a empresa em primeiro lugar na lista de resultados de pesquisa. Na contramão dessa ideia, Will pensou como fazer um site para as pessoas, ou seja, a melhor experiência para o seu cliente. E ele saiu da caixa e viu o marketing de busca para as pessoas. Uma das apresentações mais incríveis que já vi.

E eram muitas opções de palestras. O espaço tinha 2 auditórios grandes, sendo o principal para 5 mil pessoas e as famosas trilhas eram 7 opções de salas com os mais renomados nomes do marketing digital.

Entre as apresentações que acompanhei, Rafael Raz, um dos primeiros profissionais de SEO do Brasil, falou sobre conteúdo de vídeo e mostrou cases famosos como o liquidificador que bate, o iPad, depois o Matt Kingerman. Também mostrou dados e KPI’s para SEO que ele utiliza. E na última palestra antes do almoço foi a vez de assistir Marcell Rosa, ‎Executivo de Contas no LinkedIn. Eram tantos assuntos interessantes que ficou difícil escolher um favorito.

Em relação à alimentação, a organização  tinha um espaço dedicado à nova moda do Brasil, os food trucks com várias opções de comidas e bebidas. Depois dessa parada, veio a palestra do Eric, CEO da RD Station, que apresentou a cara nova da ferramenta e as features para melhorar a navegação e análise dos dados.  E claro como não podia faltar o maior case de sucesso deles. A Francisca Joias foi citada e mostrada no telão para todos os participantes do evento.

E pra fechar o dia, Gustavo Bacchin da Cadastra, um super profissional especialista das antigas de SEO , encerrou com a palestra mais maluca e descontraída do evento. Alberto André falou coisas que ninguém imaginava e, se eu descrever aqui,  é capaz do Google punir o meu post! rs

Esse foi o meu primeiro dia do RD Summit 2016, mas tem muito mais coisa interessante pra falar. Acompanhe nossos posts e descubra como foi a minha experiência nesse evento incrível.