O sucesso só acontece pra quem ousa. Ter a coragem de fazer a diferença e arriscar é o que define se você realmente será uma empreendedora de sucesso. Você já investiu em propaganda no Facebook? Ou vai me dizer que não tem dinheiro para isso? Aqui está uma verdade: se você fizer seu almoço e levar para seu escritório em vez de almoçar na rua, em um mês terá em média R$200 de economia. Transforme essa verba em resultado pelo Facebook. Saiba como.

Antes de passarmos adiante você precisa entender que existem duas formas de criar uma campanha patrocinada. Você pode apenas impulsionar uma publicação na timeline da sua fanpage ou criar uma campanha com objetivo específico pelo Gerenciador de Negócios do Facebook.

Os dois tipos dão resultados, mas pra quem não tem muita familiaridade com a teconologia o mais fácil é impulsionar publicações, pois você só precisa clicar no botão e o Facebook usa automaticamente algumas estatísticas para definir os detalhes da campanha: seu público, propor valor de orçamento etc.

Mas se você já está habituada e quer se aprofundar no marketing do Facebook, continue comigo até o final desse texto e aprenda como criar uma campanha patrocinada que gera resultados:

Use o gerenciador de anúncios

Esta é a carinha do Gerenciador quando você está criando um anúncio:

Defina o objetivo

São 10 tipos diferentes de objetivos e todos eles direcionam para uma chamada de ação específica. Aqui estão:

01 Instalação de aplicativo

O nome é bem intuitivo, só crie essa campanha se você criou um app e quer divulgá-lo e conseguir mais downloads e instalações.

02 Reconhecimento da marca

Esse tipo de anúncio funciona como o impulsionamento de publicações, que falei lá no início do texto. Ele atrai mais curtidas e aumenta o reconhecimento da sua marca. Então, se você está querendo converter esse ainda não é o anúncio ideal.

03 Conversões

Agora sim! J Esse é um tipo de anúncio que pode gerar vendas para o seu negócio. Pois, você irá divulgar o link de um produto ou landing Page.

04 Engajamento

Esse formato de anúncio atrai pessoas para se relacionar com os seus posts: curtidas, comentários e compartilhamentos.

05 Geração de cadastros

Esse é meu preferido, pois com ele é possível criar uma página de captura de dados automática pelos dados de cadastro do Facebook. É uma chance muito maior de conversão e captura de leads.

06 Alcance

Esse aqui gera mais alcance para um post seu. Ou seja, mostra seu post para mais pessoas.

07 Visitas ao estabelecimento

Se você tem um pequeno negócio local, é ótimo pra você. Ele pode levar pessoas que estão próximas para seu estabelecimento, para assim aumentar o movimento e as chances de vendas.

08 Gerar tráfego

Esse é ideal para quem já vende online ou tem um blog. Crie um anúncio desses e leve mais pessoas até o seu e-commerce. Não esqueça de ter um bom conteúdo e boa navegabilidade para que os visitantes possam se tornar compradores.

09 Visualizações de vídeos

Essa é uma excelente ferramenta, pois os vídeos tem o grande poder de encantar as pessoas. Afinal, o conteúdo visual é o queridinho de consumo da internet. Faça vídeos incríveis mostrando os bastidores do seu negócio, depoimentos de seus clientes ou lançamento de um produto.  Seja criativa, profissional e faça vídeos curtos. Pois se o vídeo possuir mais de um minuto você não poderá mostrar também no Instagram, vou falar mais sobre isso abaixo.

10  Vendas de produtos de catálogos

Essa é a opção ideal para quem criou um catálogo e já vende pelo Facebook. Com ele você pode mostrar e vender seus produtos para mais pessoas.

Você pode ver todos os detalhes sobre Facebook Ads, clicando aqui: Guia de Anúncios do Facebook

Defina o público

A definição de público é incrível pelo Facebook, pois você pode escolher detalhes sobre a sua persona. Você pode direcionar seus anúncios no Facebook baseados na localização do usuário, idade, gênero, renda familiar, interesse, status do relacionamento, educação,  acontecimentos e muito mais. Essa combinação de elementos cria um nicho específico e aumenta sua chance de conversão.

Defina o orçamento

Seu orçamento pode ser diário ou vitalício. Acho válido você aceitar a recomendação automática do Facebook. Ainda nesta função você também define qual o período que a campanha estará no ar.

Leia mais

• Aceita o desafio de espalhar amor

• Rotina da empreendedora

Defina o criativo

Não basta só ousar e criar uma campanha. Mas você vai divulgar o que? Para ter um bom resultado você precisa dar forma e conteúdo ao seu anúncio. Aqui você pode escolher diversos formatos, são eles: foto, vídeo, carrossel, Canvas e Fotos.

Além disso,  você pode escolher exibir seu conteúdo no Facebook, no Instagram e no Stories. Eles vão aparecer com aquela tag de “patrocinado”.  Atenção para campanhas com vídeos, pois se seu vídeo tiver mais de um minuto não poderá ser exibido no Instagram.

Envie o pedido

Com seu anúncio pronto, clique em revisar confira todos os dados e após envie o pedido para o Facebook. Seu pedido ficará sob a análise deles e você receberá uma notificação de aprovação. Geralmente, eles tendem a banir anúncios de fitness e nutrição se as fotos forem partes do corpo humano sendo mostradas ou fita métrica. Caso seu anúncio seja reprovado,verifique o feedback deles com as instruções de correção, siga o passo a passo e envie novamente seu pedido. 😉

Leia com carinho esse texto, pois após entender todos os passos você será capaz de ter muita produtividade com anúncios do Facebook . Crie suas metas e não esqueça de analisar os resultados.E lembre-se que quanto mais detalhada for especificação do seu público mais alcance você terá. E por falar nisso, você já faz investimento em anúncios? Me conte nos comentários suas experiências boas e ruins. Vamos aprender juntas!