Oi, amiga empreendedora! Hoje nosso papo será sobre liderança. Eu achei uma analogia ótima no futebol. Isso mesmo, vamos invadir o gramado e vou te mostrar que seu papel de líder deve ser mais como capitão do que técnico do seu time. Vamos lá?

Quais são as funções do técnico?

Algumas das funções do técnico de futebol são: comandar, treinar, instruir e posicionar o time. Aqui está motivo pelo qual você não deve agir como um técnico: ele está do lado de fora do campo e apenas passa as instruções, observa as jogadas e cobra resultados.

O que o capitão faz?

Ele fica posicionado no meio do time, geralmente, é um jogador experiente e com bom relacionamento com o clube, com o restante da equipe e com os torcedores. O mais incrível é que ele tem uma função extraoficial, mas de dentro do campo, ele tem as funções de motivar o time, comandar, treinar, instruir e posicionar.

Leia Mais

• Talento é chave do sucesso? Não, o nome disso é disciplina

• 5 coisas que você deve fazer pra ser uma empreendedora de sucesso

E a líder empreendedora, como deve agir?

A líder tem a função de unir os elementos do grupo, para que, juntos, possam alcançar as metas. Não esqueça que a liderança está relacionada com a motivação, o incentivo e o trabalho em equipe, porque uma boa líder sabe como estimular a equipe a dar o seu melhor. Separei aqui uma listinha com 3 dicas essenciais para você se tornar uma líder capitã e artilheira:

  • Bola no pé: sempre saiba executar o que cobra da sua equipe. Você não precisa jogar em todas as posições, mas é importante que entenda o conceito, as necessidades e o mercado em que atua.
  • Ouça a equipe: para ser boa na liderança, seja humilde e assuma que você não sabe de tudo. Ouça e peça feedback à sua equipe regularmente para conquistar a confiança deles e juntos possam checar ao objetivo final.
  • Conheça seu time: cada integrante do seu time é diferente e tem seu valor. Respeite as características individuais de cada jogador. Dessa forma, a proximidade da liderança com o colaborador pode gerar uma situação propícia ao cumprimento dos objetivos da empresa.

Amiga, o ingrediente que não pode faltar na sua rotina de empreendedora é o amor. Não existe coisa melhor do que ser conhecida por impactar vidas, eu enlouqueço quando recebo depoimentos dizendo o quanto eu ajudo vocês com meus vídeos e textos. Se eu consigo,você também pode! E por falar nisso, lendo o texto você descobriu se é técnica ou capitã? Me conte nos comentários!