Tá com estoque encalhado aí? Vem comigo então, vamos falar sobre esse tabu. E quem nunca passou por isso em algum momento do seu negócio? Que não importa o que você faça, ninguém compra aquelas peças. Pra te ajudar nisso, separei 10 dias incríveis, que funcionam de verdade, sem lorota ou mimimi. Mas tem que executar, ok? Então vamos lá?

1. Não veja a peça como um problema, mas como uma solução

Elimine esse bloqueio da sua cabeça. Tente todas as formas de ter lucro com essa peça. Teste várias estratégias e veja qual dá um melhor resultado. Muitas vezes a solução está na nossa frente e nem sempre observamos isso.

2. Use seu tipo de negócio a favor das suas vendas

Seja online ou offline, use as características do seu negócio a seu favor. Se é um e-commerce, pesquise estratégias efetivas na internet. Já se for um negócio físico ou venda direta, invista em meios de atrair mais clientes. Só depende de você que isso dê certo.

3. Tenha um controle do seu estoque

Muitas vezes, o maior problema de um estoque é a falta de organização. E à medida que o negócio cresce, o controle que você tem deve atender a essa nova realidade. Tenha uma planilha com essas informações e atualize sempre. Faça relatórios para acompanhar e ver quais produtos estão tendo um resultado melhor. Mas atenção: não adianta ter um controle se você não visita o seu estoque pra ver como andam as coisas, certo? A regra é mais de 2 meses sem vender o produto já merece sinal de alerta.

4. Avalie a descrição dos itens

Se você tem um e-commerce, a descrição dos itens é fundamental para atrair clientes. Verifique as imagens, otimize os títulos, seja verdadeira nas informações e faça com que aquele produto seja a melhor opção pro consumidor.

Agora, se o seu negócio é nas redes sociais ou em venda direta, invista na melhoria do visual. Refaça as fotos dos produtos, republique e mude a descrição na hora de postar. Se for venda direta, aposte numa boa apresentação do produto.

5. Conheça o seu consumidor

Entender o seu cliente é muito importante pro sucesso do seu negócio. Ofereça o produto que está encalhado para pessoas que possam se interessar por ele. Tem público para tudo, e só encontrar. Inclusive, no nosso canal no YouTube, tem um vídeo que vai te ajudar a entender a importância de conhecer o seu cliente. Veja abaixo.

6. Que tal apostar em promoções?

Essa é uma ação rápida, mas que dá muito resultado se for bem feita. Ofereça descontos nas peças, divulgue bastante e veja o resultado dessa ação no seu negócio. Mas atenção: faça as contas e veja como o seu caixa vai suportar essa promoção. Por mais que seja num curto prazo, se você não analisar bem, pode acabar ficando no prejuízo.

7. Ofereça vendas combinadas

Essa estratégia é bem eficiente. Você associa o produto a outro vendido por um preço normal ou com algum desconto. Essa “facilidade” pode estimular uma venda com o produto encalhado.

8. Use como brinde

Além das promoções, use as peças encalhadas como brindes exclusivos pro seu consumidor. Pode ser até uma forma de fidelização, uma vez que essa cliente vai se sentir especial com essa ação.

9. Negocie com o seu fornecedor

Ter bons parceiros é muito importante nessa hora. Renegocie com os fornecedores a possibilidade de devolver essa mercadoria ou recomprar.

10. Faça um sorteio!

As clientes adoram sorteios, assim como promoções como concurso cultural. Entre as vantagens estão: desencalhar a peça, gerar borburinho positivo pra sua marca, aumentar a visualização de suas redes sociais e de seu negócios, além de conseguir novos seguidores e fazer uma sortuda feliz. Só pontos positivos. E você, o que está esperando pra começar?

Essas foram as 10 dicas incríveis pra você vender as semijoias encalhadas do seu estoque. Teste ao máximo tudo que foi dito no texto e veja como a sua ação traz resultados maravilhosos pras suas vendas. Além disso, diga nos comentários quais dicas você colocar em prática hoje.

 

Você, que já tem um negócio formal ou pensa em formalizar, sabe os benefícios de ser MEI? Nesse material exclusivo que eu fiz, você pode aprender desde como se formalizar até como ser uma empreendedora de sucesso. Baixe aqui.

 

vip_whatsapp-var