O backoffice vem junto com a tecnologia para melhorar o suporte das nossas empresas. E, apesar disso estar  mais ligado atualmente ao e-commerce, qualquer negócio pode se beneficiar com isso. Ele vai apoiar a sua operação, uma vez que backoffice significa retaguarda, ou seja, não deixar que a operação principal tenha falhas.

Ter essa integração montada vai contribuir com a sua gestão, gerando o suporte necessário para que o cliente saia muito satisfeito com o processo. Mas vou explicar melhor abaixo:

1 O que é backoffice?

Backoffice é o suporte do serviço principal. Por exemplo: quando vendemos uma mercadoria, depois de efetuada a operação de compra, vamos acionar a logística, expedição, financeiro, faturamento e pós venda. Esses setores, que nessa operação se tornam “secundários”, fazem são o backoffice. O suporte prestado por eles é indispensável para garantir o sucesso da operação.

Por meio desse processo que nós empreendedoras/gestoras podemos corrigir as falhas, prevenir desvios e garantir a qualidade no serviço.

Leia mais

• 5 erros mais comuns na gestão do negócio

• 4 sinais de falência no curto prazo

2 Invista no backoffice e nos colaboradores

Operações com defeito tendem a prejudicar a empresa e gerar problemas internos. É nossa obrigação acompanhar os detalhes, ver a atuação de cada pessoa no processo e fazer com que integrem com os princípios da qualidade. Um erro cometido pode comprometer o processo, por isso é importante investir em treinamento, para termos o melhor, sempre!

A tecnologia é sempre bem-vinda nessa hora, faça de tudo para abandonar os controles manuais e tenha um sistema ERP.

3 Como aprimorar o backoffice?

Primeiro é preciso que todos estejam preparados e treinados para isso. Investir na gestão profissional é essencial, inclusive em pequenos negócios, já que as coisas se descontrolam mais rápido. Você precisa entender que o processo de venda é mais que simplesmente uma operação financeira. Se você pensa que é somente uma coisa, cuidado. Isso pode te “cegar” para os pontos fracos do seu negócio.

Ter o melhor suporte possível, proporcionar ao cliente sua melhor experiência e fazer com que seja nosso parceiro é o que devemos buscar em cada ação. Portanto, estruture da melhor maneira possível seu time, dê condições de trabalho e cobre o que exige no momento da contratação.

Implantar na equipe a sua cultura organizacional é primordial. Faça com que todos estejam com vontade de fazer o trabalho.

Vá em frente, converse com todos, tenha métricas de qualidade para medir o serviço prestado e sucesso! Ah, quer ver mais novidades minhas? Me acompanhe no Facebook e no Instagram para ver tudo de legal que posto lá.