O clima organizacional é um dos principais pontos de apoio que devemos estruturar nosso negócio, o nosso crescimento depende dele. Isso é muito claro, basta entender que o quando o clima organizacional está bom, teremos colaboradores engajados, por chegaremos ao nosso ponto principal, que é entregar valores aos clientes.

Se preocupar com o clima deve estar no topo da pirâmide das preocupações do empreendedor, querer dar qualidade ao ambiente é essencial.

Aí você pergunta: Mas Sabrina, mesmo sendo pequena, preciso me preocupar em medir esse clima organizacional?

Tenha certeza que sim, proporcionar um local onde todos estejam felizes, engajados e dispostos a trabalhar em equipe vai aumentar muito a sua produtividade.

1  O que devo fazer?

Você deve medir esse clima, por meio de uma pesquisa, a chamada pesquisa de clima organizacional. Com ela você vai ter dados para analisar seu ambiente interno, para compreender os fatores positivos e negativos que afetam o trabalho.

Você pode fazer essa pesquisa online, usando o formulário do Google, que vai te ajudar na tabulação, te mostrar os resultados mais detalhados.

Mas cada empresa tem a sua particularidade e por isso a sua pesquisa deve ser estruturada conforme a sua realidade.

Leia mais

• Dicas de como melhorar o engajamento da sua equipe

• Como usar a informação a nosso favor

2  Como fazer

Eu vou disponibilizar aqui pra você alguns modelos, e como conhece seu negócio melhor que ninguém, vai saber escolher qual se encaixa melhor. É colher os dados, analisar e se dedicar ao máximo para melhorar o local de trabalho, mas principalmente o relacionamento interpessoal, que interfere diretamente na produtividade das pessoas.

O ideal é fazer esse monitoramento a cada seis meses, já que os resultados vão servir para o planejamento estratégico de pessoas e do negócio. Além do eu modelo, você pode usar o site Survey Monkey, que tem vários modelos e te permite usar o site para fazer a pesquisa também, dê uma passada lá e veja.

3  O resultado do clima organizacional

É importante ressaltar que não fazemos pesquisa só com o público externo, nossos clientes internos são tão importantes quanto. E o resultado é o termômetro do ambiente, da sua gestão, daquilo que a sua equipe está sentindo em relação ao ambiente de trabalho. Se atente bem nas respostas relacionadas a melhorias e benefícios que os colaboradores sentem falta.

Então, o segredo é se aprofundar no assunto, adaptar o questionário ao seu negócio e descobrir onde e como melhorar, pela ótica do seu time.

Um bom clima é um ótimo investimento! Melhora a produtividade, gera valor, valoriza as pessoas, incentiva a participação e todos sentem sua importância e os benefícios.

Mas não se apavore em fazer tudo de uma vez, divulgue o resultado a todos e comece com um bom planejamento e aos poucos, nada de abraçar o mundo. O que vai fazer com o resultado, deve se pautar na sua missão, visão e valores.

Agora chegou a hora da ação, vamos juntas, aplique a pesquisa, faça a medição do clima organizacional, promova as mudanças e sucesso!