O coração da empresa está no caixa, o controle financeiro é a operação mais importante e que deve ter toda a sua atenção e dedicação. Fazer um controle financeiro é cuidar da sua gestão e da sustentabilidade do seu negócio, é dali que vão sair as informações que vão nortear suas principais decisões.

E aí, você sabe como anda a vida financeira da sua empresa? Estar atenta aos mínimos detalhes que o controle financeiro te revela é essencial.

1  Controle financeiro

Anote isso como prioridade e saiba que essa atividade é diária, jamais deve ser adiada, nunca pode ser semanal, quinzenal, isso é irresponsabilidade com a sua empresa. Suas receitas e despesas devem ser corretamente registradas, fazer o chamado “abrir e fechar o caixa” é missão obrigatória.

É através do controle financeiro que você vai entender se seu negócio, planejar investimentos ou reduções, visualizar o panorama que te aguarda. Realizar comparações é uma ótima tática para analisarmos períodos e elaborar estratégias que nos auxiliem a melhorar o fluxo financeiro.

Leia mais

• 5 lições de contabilidade que você deve seguir
• Empreendedor deve pensar em aposentadoria?

2  Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é a ferramenta responsável por todos os registros necessários e a falta de informações corretas, traz a possibilidade de sermos enganadas pelos números.

É muito comum as pessoas esquecerem de realizar os lançamentos, isso gera erro e problemas, tudo deve ser resolvido no mesmo dia, nada pra depois.

Saber classificar todas as suas despesas para registrar é primordial, é por essa correta separação que vai poder enxergar todos os setores e gastos excessivos.

Portanto, não ignorem os números, eles não mentem e se ficar desatenta pode ser tarde pra reverter a situação.

3  Setor financeiro

Esse setor é essencial para sua empresa, e é com ele que você precisa estar muito alinhada, além de oferecer suporte e estrutura.

Se alinhar com o setor financeiro vai te fazer evitar descontroles financeiros e surpresas desagradáveis, já que pessoas que erram, às vezes se omitem e prejudicam o ambiente.

As informações do setor financeiro e o correto controle é que vai te mostrar se seu caixa tem condições de cumprir compromissos a curto prazo, se precisa aporte, são informações que evitam a sua falência.

Vou te lembrar mais uma vez que o caixa da empresa não é o seu bolso, você precisa dar sustentabilidade ao seu negócio e vida às suas operações.

Nunca faça retiradas bruscas sem programação, acompanhe o controle financeiro para saber se pode usar algo além do seu pró-labore.

O Excel é excelente, mas se tiver condições, não hesite em buscar um sistema ERP para facilitar o controle.

Dê suporte a sua equipe, capacite todos e exija de todos, inclusive de você, a responsabilidade de gerir com excelência.

Cuidado com os riscos do descontrole financeiro e tenha disciplina.

Colocar seu negócio em risco por descontrole é muito ruim, por isso mesmo sente com seu setor financeiro e analise suas finanças o mais rápido possível.

Não pegue o caminho errado, vá sempre em direção ao sucesso!