Um dos mais passos mais importantes entre o líder e os liderados é o feedback. A partir disso, a empreendedora será possível um melhor desenvolvimento pessoal e em equipe. Passamos muito tempo no ambiente de trabalho e as atitudes das pessoas podem afetar as outras. Nesse momento cabe avaliar se deixamos isso passar ou chamamos para um feedback.

Alguns empreendedores que estão com equipes montadas ainda não entenderam a importância desse momento para melhorar o clima e os relacionamentos. Mas vou te explicar abaixo como fazer isso.

1 O que é Feedback?

É quando damos um parecer sobre uma determinada pessoa ou grupo, referente a um trabalho, com o intuito de avaliar o desempenho daquele período. É a oportunidade de revelar pontos positivos e negativos feitos naquela ação, com o pensamento em melhorar aqueles que recebem sua avaliação.

Esse pode ser um encontro não muito prazeroso, já que pode ser positivo ou negativo. Vai depender muito de você tornar o momento favorável.

2 Por que dar o Feedback?

Se você se preocupa, de fato, com o crescimento da sua empresa e das pessoas que trabalham com você, jamais deixe as coisas passarem sem que avalie. Precisamos ter transparência com todos e dar a oportunidade para as pessoas repararem seus erros ou se orgulharem das suas ações positivas, isso faz as pessoas evoluírem.

É importante que nessa hora vocês estejam em um local reservado e confortável, apesar da situação, use isso para estreitar o relacionamento.

Leia mais

• Gestão horizontal ou vertical: qual a melhor para o seu negócio?

• Dicas de ouro sobre o endomarketing

3 Dicas de como dar o Feedback

Seja bem descritivo, não foque na pessoa e não tomar o que ela falar como pessoal, é importante não condenar essa pessoa, tem que ser uma conversa positiva. Vai ser preciso encorajar a pessoa ir atrás da melhoria, mostrar pra ela o impacto das ações negativas, tanto no relacionamento interpessoal, como no seu negócio.

Comece sempre parabenizando essa pessoa, pelo lado positivo, para que depois você possa abordar as fraquezas e passar pra ela como ela pode melhorar nesse ponto. Quebre o gelo pedindo o Feedback, assuma seus erros e assim vai deixá-la mais à vontade. Ajude-a a potencializar os acertos.

4 Mostre a cultura da empresa pelo Feedback

Tenha como meta mostrar para as pessoas que os valores apresentados no momento da contratação, deve ser enraizado pelas pessoas. É muito importante que os colaboradores possam ser esses multiplicadores internos dos sentimentos e pensamentos dos donos do negócio.

Essa relação faz com ele seja transparente também, trazendo à tona um ambiente que permita a liberdade de assumir seus erros e poder corrigí-los. Aproveite ao máximo essas reuniões, são uma excelente oportunidade de melhorar e buscar o engajamento da equipe.

Isso vai te falar muito sobre o clima organizacional. Gostou desse texto? Fala pra mim nos comentários. Além disso, me sigam no Instagram e Facebook pra ver as minhas novidades e o conteúdo bem legal que eu faço.