Se você acompanha o meu blog deve se lembrar que falei sobre stakeholders e que neles estão os clientes internos e externos. O endomarketing, meu tema de hoje, voltado para dentro da organização. O endomarketing é o marketing voltado para o público internos, institucional, formado por estratégias e ações que vão valorizar do muro para dentro.

E aí, o quanto você se preocupa com os colaboradores? Com quem está ao seu lado? Você faz com que eles tenham orgulho de trabalhar com você e representar a sua marca?

1  Endomarketing

Essa é uma tendência das empresas, propagando conceitos, produtos e serviços, estimulando o seu time como parte integrante do negócio da empresa. Melhorar a imagem da sua empresa internamente é o primeiro passo para o sucesso, assim é possível termos pessoas motivadas e alinhadas aos valores.

O marketing interno serve para que os colaboradores influenciem outras pessoas a respeito da sua marca, envolvendo a sua empresa com o público externo.

2  Endomarketing, comunicação interna e RH

O grande problema para aplicação do endomarketing é a comunicação interna. A comunicação não pode ser um problema, mas sim a solução dos conflitos, pois demostra o quanto a sua equipe é integrada.

Mas o endomarketing não é uma missão exclusiva do setor de marketing. É uma obrigação unir esse setor com o RH, para atividades em conjunto e contínuas. Unindo os dois setores dá pra conseguir o sonho de todo colaborador, que é receber um feedback constante, mostrando a ele se está no caminho certo ou não.

O Turnover (índice de rotatividade), é uma métrica que atrapalha os resultados coletivos e individuais, é preciso mostrar que todos são parte do processo e tenham orgulho e carinho pelo lugar que trabalham.

Leia mais

• Dicas de como melhorar o engajamento da sua equipe

• Você tem colaborador insatisfeito? algo está errado.

3  Como aplicar o endomarketing?

Alguns especialistas orientam usarmos atividades lúdicas para atingir um bom resultado. Jogos de empresa estimulam a imaginação, interpretação, tomada de decisão, criatividade, organização, enfrentamento de desafios e aproximação entre os participantes. Nietzsche dizia que é brincando que se aprende.

Precisamos socializar a nossa equipe, isso vai nos ajudar também na qualidade do trabalho, no bem-estar, em tornar o clima organizacional melhor e o nivelamento das equipes e individual.

4  Estratégias de Endomarketing

Chegou a hora das dicas de ouro, vou deixar algumas estratégias para que você possa estudar e aplicar, com a intenção de estabelecer o endomarketing. Participe de palestras e eventos, ofereça mais benefícios aos colaboradores (convênios com academias, salões de beleza, dia do filho no trabalho, elogie e premie seus colaboradores, divulgue os bons exemplos).

A Fiat, por exemplo, oferece os lançamentos para que os colaboradores testem, antes do cliente externo, e tenham sua impressão do produto, além de possuir um sistema de comunicação interna invejável.

Ela se preocupa em mostrar que não existe distância entre os colaboradores e a diretoria. Agora é com você, consegue pensar em como melhorar, deixei exemplos claros para sua empresa implantar, planeje, execute e nos conte.

O resultado com certeza será positivo, sucesso!