Você já está ficando sem estratégias para atrair novos clientes e não consegue reter os antigos? Já tentou de tudo e nada deu resultado? Pois agora vou te dar 12 dicas para conhecer melhor e vender mais pra quem já é o seu cliente. E todas essas dicas você pode colocar em prática hoje com o que tem hoje. Vamos lá?

Cadastro de clientes

Antes de tudo saiba quem são os seus clientes. Esse é o começo do seu conhecimento real da pessoa que compra de você. Através do nome, telefone e relatório de compra, é possível identificar os hábitos de consumo dessa pessoa. O que compra com mais frequência, período que consome mais, forma de pagamento que mais usa. Assim fica mais fácil identificar um padrão e elaborar estratégias eficazes para vender mais para esse consumidor, como promoções e descontos. Tudo com o propósito de fidelizar o seu cliente.

E ainda digo mais: não é caro (pode ser feito no Excel), é rápido (assim que o cliente realizar o pagamento peça os dados dele) e os resultados são incríveis se você se dedicar. E use esses dados para criar estratégias interessantes pro seu negócio.

Conheça o seu consumidor

Essa dica pode parecer redundante pra você, mas faz todo o sentido pra quem realmente se interessa pelo cliente. Sempre fique familiarizado com pesquisas sobre hábitos dos consumidores. Isso te ajuda a identificar padrões que contribuem para as suas estratégias de vendas. E não se preocupe: algumas pesquisas já estão disponíveis na internet e você pode acessar de onde quiser.

Mantenha contato com o seu cliente

De quê adianta essas dicas que dei se você não se relaciona com o seu cliente? Invista no contato constante com essa pessoa. Não tem tempo? Estabeleça uma meta de entrar em contato com x clientes na semana e z em um mês. Acredite: você vai ver os resultados antes mesmo do que imagina.

Ouça as críticas

Você deve estar se perguntando o motivo dessa dica estar numa lista de manter os clientes. Simples, pois é através das críticas que temos noção das nossas falhas e pensamos como melhorar. Seu cliente reclamou de alguma coisa no serviço que você prestou? Escute e tente solucionar o problema. Fique com essa ideia na cabeça: é mais fácil e simples proporcionar uma ótima experiência do que consertar uma má experiência que o seu cliente teve.

Invista em eventos

Feiras e reuniões, até mesmo lançamentos de produtos, são oportunidades para você investir no relacionamento com o seu cliente. Nesses momentos faça demonstrações do seu produto ou amostras grátis. Ah, mas se organize para que essas ações não atrapalhem o seu planejamento financeiro. Afinal de contas tudo são gastos e você deve direcionar cada um com uma estratégia, seja de aumentar as vendas ou fortalecer a sua marca. Inclusive tem um vídeo do meu canal no YouTube sobre isso que você vai amar. Confira abaixo:

Conheça o seu produto

Essa dica parece óbvia, mas seja o fã número 1 do que você vende. Saiba como é a produção, o tempo de fabricação, as matérias-primas usadas e tudo envolvido no processo. Esse conhecimento amplo dá mais credibilidade para os seus clientes.

Saiba o que você vende

Não confunda conhecer o seu produto com saber o que você vende. Exemplo da Francisca Joias, nossos produtos são semijoias de qualidade, mas vendemos beleza. A ideia que você passa é fundamental pro sucesso dos seus negócios. Descubra qual mensagem está passando pro seu cliente, pois isso afeta diretamente o sucesso das suas vendas.

Divulgação é tudo

Não adianta nada você investir em tudo isso se não divulga o seu produto. Comece hoje com o que tem hoje. Facebook, Instagram e WhatsApp estão aí pra você usar e abusar dos recursos disponíveis. Quer saber como? Confira aqui um post bem legal que fiz sobre isso, pra quem quer conhecer mais sobre essas mídias.

E pense: se você investir na presença da sua marca nessas mídias deve realmente falar com quem entra em contato com você. Estabeleça um horário pra fazer esse atendimento. Assim o seu cliente terá uma resposta e você não se sobrecarrega com várias tarefas.

Aposte em descontos

Outra forma de aumentar as suas vendas é criar promoções. Além do volume alto de compras, essas ações podem fidelizar o seu cliente. Exemplo: desconto exclusivo para aniversariantes do mês x ou direcionar os descontos para clientes recorrentes. E assim como eu já mencionei em outra dica, fique atenta no seu caixa quando realizar essas promoções. Um desconto mal planejado pode te dar muita dor de cabeça.

Exclusividade é tudo

Aposte na exclusividade na hora de abordar os clientes. Se for um recorrente e com grande poder de compra, dê um brinde ou ofereça uma demonstração de alguma coisa.  Estimule essa sensação da sua cliente ser única e especial. Você ganha uma seguidora fiel com atitudes simples.

Pós-venda é um divisor de águas

Quem nunca era fã de um produto, mas teve problemas com trocas e depois se decepcionou com o atendimento? Pra quem não sabe, o pós-venda é tão ou mais importante que o processo de compra. Digo isso porque antes de comprar a pessoa está com boas expectativas sobre o seu negócio e se identificou com a mensagem que você está passando.

No caso do pós-venda a situação é um pouco pior. Geralmente o cliente está chateado pois algo deu errado com o produto que ele comprou, que teve tempo e dinheiro gastos com algo que não correspondeu ao que ele esperava. Nessa hora o vendedor comum consegue realizar a troca, mas você que ama o seu negócio deve querer mais. O seu objetivo é fazer com que esse cliente compre novamente de você, e é aí que mora o grande desafio.

Se preocupe com o seu cliente, em resolver o problema dele. Escute suas reclamações e encontre a melhor forma de ajudá-lo. Pode parecer simples, mas muitas empresas pecam nessa hora e perdem clientes de anos por um mau atendimento. Não cometa esse erro.

Fique atenta aos números

Seguiu todas as minhas dicas? Agora é hora de realmente descobrir se funcionaram pra você. Analise quantos clientes compraram de você, se teve alguma mudança na hora de pagar (antes essas pessoas compravam no cartão e agora é em dinheiro, por exemplo), se compravam mais peças de determinado tipo e agora mudou.

Esse texto foi pra você que quer vender mais para novos e antigos clientes. Seguindo todas as minhas dicas você vai conseguir arrebentar nas vendas e alcançar resultados incríveis. Gostou ? Diz pra mim nos comentários o que achou.