Esse ano de 2017 foi complicado para o comércio. O feriado emendado é fator que impacta diretamente no fluxo de caixa da empresa. Por isso é fundamental que tenhamos um bom planejamento semestral, para podermos enxergar que tipo de problema pode te aguardar num período assim.

Se você não faz esse acompanhamento, com certeza terá dificuldades. Se houver alguma eventualidade isso pode afetar algum compromisso da empresa com fornecedores. Vou explicar melhor como você pode evitar erros com esses feriados.

1 Planejamento para o feriado

A primeira coisa é ter um controle financeiro muito bem alimentado. Depois disso, pegar o calendário, sentar com o seu gestor financeiro e projetar o semestre. Nessa projeção do semestre, você vai alinhar as datas comemorativas, feriados nacionais, estaduais e municipais prolongados, tudo que faça parar por um ou mais dias e afete seu caixa.

Ter essa programação, vai permitir que você alinhe um planejamento estratégico para não ter surpresas com a falta de fluxo financeiro.

Leia mais

• 5 tipos de comportamento que geram resultados

• Conheça os melhores indicadores de produtividade

2 Use o feriado como estratégia de marketing

Ter o plano financeiro ajustado é trazer muita tranquilidade ao empreendedor. Visualizar o semestre é que vai dar sustentação às ações de promoção de produtos e preços. Por isso, você pode perfeitamente usar essas datas de feriado prolongado como ferramenta de venda, visibilidade, faturamento e lucratividade, tudo junto, já pensou nisso?

Dê aos seus clientes a oportunidade de ter boas opções de compra nos dias de folga. É uma ocasião em que ele tem mais tempo de decidir e, com boas atrações, você consegue atraí-lo.

Pesquisas mostram que as pessoas que compram no e-commerce fazem isso no ambiente de trabalho, consumindo mais do que quando estão em casa ou de folga. Isso acontece porque essas pessoas estão sentadas à frente do computador e recebem um e-mail marketing  por exemplo. Isso justifica porque você deve focar no feriado, também!

3 Use os feriados a seu favor

Bom, é essencial pensar nos colaboradores também, já que é um processo que faz parte e vai fazer a diferença nas estratégias de venda. Alinhe táticas de endomarketing ao seu planejamento, dê oportunidades do time descansar, se revigorar. Isso também é válido para se aproveitar essas ocasiões.

Quando se dá muito trabalho, além da expectativa, gera desânimo e revolta. O ambiente fica ruim e sua produtividade vai por água abaixo. Pense nas pessoas que trabalham com você.

Agora é isso, vai lá e faça sua programação financeira. Não passe dificuldades por falta de organização, faça as coisas certas.

Tem mais dúvidas? Continue acompanhando e compartilhando o blog, conte suas experiências e veja as novidades no Facebook, sucesso pra vocês!