Uma empresa deve passar por avaliações constantes, principalmente no que tange aos custos da operação, já que eles vão determinar nossa lucratividade. Assim, os custos passam a ser o calcanhar de Aquiles do empreendedor, deixando tudo mais caro.

Tenha esse pensamento de baixar custos, não por mesquinharia, mas para poder melhorar os processos e ter uma maior margem de lucro.

1 Custos e despesas são diferentes?

Tenha certeza que sim! Os custos estão ligados diretamente à produção, como: mão de obra, energia elétrica, manutenção, limpeza, viagens ligadas à produção, etc. Já as despesas são os gastos relativos à gestão da sua empresa, são os que mantém a empresa funcionando, não contribuindo para a produção de algo.

Precisamos muito saber essa diferença, para podermos calcular corretamente nossos preços.

2 Análise de custos

Precisamos ter a cultura de analisar periodicamente nossa operação, não podemos fazer nada sem critérios e sem conhecimento. Sem analisar, nosso dinheiro pode estar indo para o ralo e jamais vamos saber.

Se formos tomar alguma atitude sem saber onde está o erro, podemos cometer outro equívoco, que é sinal de despreparo. E isso pode causar um prejuízo enorme pra empresa.

E essa análise deve ser feita no controle de fluxo de caixa, é lá que vamos achar as informações corretas do nosso negócio.

Se o fluxo de caixa estiver sendo alimentado de forma errônea, é mais uma preocupação para você resolver agora.

Leia mais

• Pratique elisão fiscal, pague menos impostos!

• O que é melhor, produzir ou terceirizar?

3 Onde eu não posso mexer

É muito importante valorizar nossos colaboradores, são eles que vão levantar a empresa e ajudar nas melhorias. Evite ao máximo tirar benefícios do seu time, essa atitude vai fazer com que eles se revoltem e possam trazer mais prejuízos para sua empresa.

Pratique ações de endomarketing e após as análises, não demore para tomar as decisões, chame as pessoas para o debate. Em um momento de dificuldade, se o gestor se fecha, isso gera uma instabilidade e insegurança em todos, prejudicando o ambiente.

Portanto, use a comunicação ao seu favor.

4 Tenha os melhores ao seu lado

Eu acredito muito numa frase atribuída ao Steve Jobs “Eu não contrato pessoas inteligentes para dizer o que elas têm que fazer, e sim para elas me falarem o que eu devo fazer”.

Invista em treinamentos e numa gestão estratégica de pessoas que vai fazer a diferença quando mais precisar deles. Só com a união da equipe vamos conseguir prosperar e alcançar o topo.

E aí, tá preparada para pegar pesado e ver se tem dinheiro da sua empresa sendo desperdiçado? Analise seus custos, reduza alguns orçamentos, adeque os custos e aumente sua lucratividade.

Me sigam no Facebook e no Instagram e vamos juntas, sucesso!