São diversos fatores que podem levar o seu e-commerce à falência, mas tudo está relacionado ao modo de como você está gerindo e se dedicando ao seu negócio.

Muitos e-commerces fecham hoje em dia sem nem desfrutar da possibilidade de fazer sucesso e se estabilizar no mercado, tudo isso por acharem que a vida de empreendedor é fácil.

A Amazon lutou muito, (Veja aqui livros inspiradores) sua história é extremamente interessante para termos mais resiliência, foco e vontade de crescer nesse mercado tão exponencial.

1 – Falta de gestão

O seu e-commerce precisa ser gerido corretamente, precisa ter um dono, precisa ter sua missão, visão e valores bem definidos, não adianta pensar que as coisas vão acontecer sozinhas, porque não é assim que funciona.

O empreendedor precisa estar sempre atualizado, para que possa passar segurança e muita inspiração para o seu time, entender muito sobre inovação, varejo e o mercado em que atua.

Não brinque com o seu negócio, afinal de contas é o seu nome, seu dinheiro e seu sonho que estão em jogo, capacite-se e vá em frente!

2 – Falta de Networking

O empreendedor não trabalha sozinho, se tentar fazer isso, não vai se desenvolver, o mercado digital é muito grande e com muitos colegas colaborativos, precisamos ter essas relações.

O networking é a chave para o crescimento, conectar-se com pessoas de visão, construir relacionamentos fiéis, fazer uma rede de pessoas com os mesmo ideais, esse é o caminho.

Cuidado ao fazer networking, só funciona se for via de mão dupla, se você só tiver interesses particulares, com certeza não vai longe.

Leia mais

• A diferença entre conquistar leads qualificados e captar dados de contato

• 5 maneiras de melhorar a venda do e-commerce sem investir em mídia

3 – O mais importante fator para não levar o seu e-commerce à falência

Na minha opinião, o fator mais importante para não levar o seu e-commerce à falência é o FOCO. Eu pratico muitos exercícios que me deixem mais focada no meu negócio.

Todas as nossas estratégias, alinhamentos, planos, networking, capacitações, precisam ser alvo daquilo que queremos, por isso, estar sempre focada é primordial.

O foco nos tira da comodidade e nos dá mais resiliência, não existe uma receita de bolo para o sucesso, existe trabalho, dedicação e foco.

4 – Você está fazendo as coisas certas?

Esse é um grande dilema, mas responda minhas perguntas, por favor:

  • Quanto tempo você tem dedicado a gerir seu negócio?
  • Quanto tempo você tem dedicado a se capacitar para o seu negócio?
  • Você imagina ter resultados bons a curto prazo? O que você está fazendo por isso?

Pois é, como eu já falei da Amazon, eles levaram 20 anos pra ser essa potência mundial que eles são hoje, foi resultado de muito trabalho. As coisas boas demoram e precisamos trabalhar enquanto isso.

Onde você quer estar daqui a 20 anos? Não vá levar o seu e-commerce à falência, foque nos seus objetivos e vamos juntas crescer cada vez mais.

Me sigam no Facebook e no Instagam e acompanhem o meu stories no Insta, que tem muita coisa bacana. Mega beijo e muito sucesso!