Muita gente ainda não percebeu que precisa se organizar para continuar mantendo o seu negócio funcionando. E as minhas dicas de hoje são pra você que acredita que isso é essencial pra sua empresa, independente do tamanho dela.  Se ligue nas dicas de hoje para montar um plano de organização. Ah, você pode inclusive conversar com os colaboradores e encontrar a melhor forma de gerenciar o seu time.

1  Setorização

Geralmente criar setores ajuda a melhorar os processos e organizar as ações. Os setores mais importantes no início são: administrativo, comercial, operacional e gestão de pessoas.

Com esses 4 setores já podemos começar a criar processos e ter uma visão mais detalhada de cada ação que vamos tomar. Ah, seja organizada desde o começo em cada setor, pois à medida que o seu negócio cresce os desafios aumentam também.

2  Criar planilhas ou ter sistemas

As planilhas abrem um leque de opções para tornar tudo organizado. Com elas nós podemos controlar o fluxo de caixa, estoque, manter cadastro de cliente, ter controle comercial, controlar folha de pagamento e impostos.

Sistemas também fazem e nos ajudam e saiba que existem ferramentas/aplicativos gratuitas para ajudar a organizar. Vale a pena conhecer o Evernote, Trello, Google Drive, Google Calendar, CamScanner, ZeroPaper, entre outros.

3  Tenha uma agenda

Agenda é fundamental para organização. Com a tecnologia dá para fazer online e integrar ela com o e-mail, ou você pode usar a boa e velha agendinha de papel, aquela que fica na bolsa. O importante é você encontrar a melhor forma de se organizar. A agenda vai servir para marcar os compromissos e ter um microplanejamento.

E vale seguir a regra de ouro do Barack Obama, que é: “tudo o que for fazer amanhã deve ser planejado hoje. Querer planejar durante a execução não é planejar”.

Leia mais

5 Dicas para melhorar a produtividade da sua equipe
• Faça você mesmas: dicas de organização do seu local de trabalho

4  Só tem você no seu negócio? Dá pra ser organizada também

Se achava que não dá pra se organizar sendo só você a pessoa que gerencia o seu negócio, saiba que está enganada. Mas aí tem que partir de um planejamento de organização pessoal. Dá para aproveitar as dicas aí de cima, como conhecer aplicativos para facilitar a sua vida, ter uma agenda bem definida, disciplina com compromissos e não fazer várias coisas ao mesmo tempo, pois isso acaba com a organização.

Quando se é sozinho, administrar o tempo é um grande problema, então foque nos objetivos e tenha momentos de descanso e meditação durante o dia, isso ajuda muito.

Uma última dica boa é observar o tempo das tarefas. Se alguém está precisando fazer hora extra, usando em excesso as redes sociais (a não ser que esse seja o trabalho dele), prolonga o tempo dos compromissos, se atrasa em reuniões entre outras coisas, esses são sinais de desorganização.

Ter essa percepção se as coisas estão indo bem é muito importante para entender a organização da empresa ou a falta dela. Assim você consegue elevar o nível do seu negócio e aumentar a produtividade dos seus colaboradores. Nesse caso todo mundo sai ganhando, sabe?