Você já ouviu falar em pesquisa de marketing? Sabe como usar isso a favor do seu negócio? Pois hoje eu vou te ajudar a entender essa ferramenta e como aproveitar ao máximo pra alavancar as suas vendas. Mas vamos começar entendendo o que é pesquisa de marketing.

É uma ferramenta muito importante pra qualquer empresa que quer conhecer melhor o mercado que faz parte e por outros motivos. Ajuda a entender o ambiente externo da empresa, a concorrência, contribui pro desenvolvimento das melhores estratégias e produtos e muito mais. Maravilhoso, né?

O grande problema é que muitas empresas não dão importância a essa ferramenta como deveria ser. No seu caso, empreendedora, fique atenta em alguns pontos antes de querer fazer uma pesquisa de marketing no seu negócio pra não se enrolar.

Conheça o problema

Toda pesquisa só começa a ser realizada a partir de um problema que precisa ser resolvido. Entenda o que você precisa saber. Por que o público jovem não compra o meu produto? Por que as vendas estão caindo? Qual o motivo dos clientes antigos que consumiam produto x agora buscarem produto Y? Esses são alguns exemplos, mas você deve separar um tempo e ver isso melhor.

Qual o público-alvo?

Defina quem vai participar da sua pesquisa. A partir do problema você consegue direcionar melhor quem vai responder a pesquisa. Se o seu problema é que as mulheres não compram mais da sua loja não tem sentido perguntar para os homens, entende? Você pode, se quiser, mas não é algo essencial.

Leia Mais

Marketing de conteúdo para novos empreendedores

Você já ouviu falar em inbound marketing?

Trace um prazo

Quanto tempo demora até que a pesquisa seja feita? E a análise dos resultados? Defina um prazo para cada etapa, mas faça previsões de possíveis imprevistos. Isso te ajuda a lidar com algum problema sem afetar o processo de pesquisa.

Orçamento

Agora vem uma das partes mais importantes de tudo haha. O orçamento vai direcionar os recursos que você tem pra realização dessa pesquisa de marketing. Se você realizar essa pesquisa na internet, por exemplo, com formulário gratuito do Google, seu custo vai ser de praticamente nada. Mas escolha a ferramenta de pesquisa de acordo com o seu público-alvo.

Todo negócio precisa fazer uma pesquisa de marketing?

Depois de tudo o que eu disse você deve ter pensado nisso. A minha resposta é bem simples. Não é obrigatório fazer, mas é bom até pra entender como melhorar o seu negócio. E quem não quer alcançar o próximo nível?

Esse texto foi pra você que quer saber o que é pesquisa de marketing e como isso pode ser usado a seu favor. Seu negócio sempre pode melhorar e essa pesquisa é importante, independente da fase em que a sua empresa está. Invista nesse conhecimento. E aí, gostou do texto de hoje? Diz pra mim nos comentários.