Na maioria das vezes o empreendedor começa sua caminhada sozinho, mas precisamos pensar na profissionalização e em um gestor. E nessa hora a atenção precisa ser redobrada. Nós não temos todas as técnicas necessárias para gerir a empresa com excelência e conhecimento de certos assuntos, precisamos reconhecer isso. E, na hora de investir em um gestor, precisamos fazer um bom processo de recrutamento e seleção, observando algumas características.

Minimizar o risco de uma contratação errada é nossa função. Vou te mostrar como acertar na escolha de um gestor pra sua equipe. Vamos lá?

1 Estratégia e planejamento

Esses são os passos essenciais para se fazer um bom processo seletivo. Você vai precisar ter bem definido o perfil da pessoa que vai comandar seu negócio, alguém que entenda sua vontade e seus valores. Isso se faz antes de iniciar qualquer processo seletivo, e para um cargo de gestão deve ser mais minucioso ainda.

Listar as competências técnicas, comportamentais, a política da sua empresa, as condições de trabalho que você oferece para reter os talentos. Faça uma apresentação bem feita sobre a sua empresa, destacando sua missão, visão e valores, isso chama a atenção. Se tiver outra pessoa ou empresa fazendo isso pra você, faça você mesma a entrevista final.

2 Faça uma boa comunicação no processo

Durante a seleção, nada pode ser obscuro, tudo deve estar muito claro e de fácil entendimento. A comunicação do candidato também deve ser conferida, como: apresentação pessoal, respeito com as pessoas, currículo e tudo que ele usou para chegar até a empresa.

Leia mais

• Dicas de ouro sobre endomarketing

• Clima organizacional: porquê medir?

3 Procure foco nos resultados

Um gestor precisa saber dar soluções aos problemas, ter foco em gerar resultados positivos para a empresa. Simule situações e veja como ele lhe dá com cada uma, a nota da faculdade, nessa hora, não vai contar, e sim o que ele pode oferecer no cotidiano.

Esse é o momento em que você vai poder perceber claramente o potencial do candidato, além da sua capacidade de raciocínio.

4 Treinamento para o gestor

Depois de observar essas etapas, dentro do seu planejamento vai ser preciso ter um espaço para programar um treinamento. Essa é a etapa mais importante, é onde seu contato com ele vai estreitar e você vai poder mostrar seus conceitos e linha de pensamento.

A empresa é sua, o estilo de gestão deve ser adaptado com o as aptidões dele, alinhados aos seus valores. Não jogue ele na sua empresa, achando que sem treinamento e integração, alguma coisa boa vai acontecer, porque não vai.

Treinar é investir e valorizar aqueles que adotam nosso ideal e contribuem para a realização do nosso sonho, pense nisso! Agora é com você, pegue essas dicas, sente e veja a melhor metodologia para seu processo seletivo.

Me sigam no Facebook e no Instagram e vejam as novidades todos os dias!