Cada uma de nós tem um estilo de personalidade, moldado pelos valores que aprendemos e construímos durante a vida. Na liderança não é diferente. E quando estudamos o comportamento das pessoas, vemos que existem estudos sobre perfis dos líderes e como eles orientam a sua conduta no dia a dia. Nós vamos falar sobre isso hoje e entender melhor que a relação entre as lideranças e os subordinados vão depender exclusivamente do estilo do líder.

São três estilos identificados: Liberal, Democrático e Autocrático. Vou explicar cada um deles a seguir:

1 Liderança liberal

O líder liberal tem características de dar muita liberdade ao time, interferir pouco nas decisões, participar de maneira discreta. Demonstra total confiança na equipe e às vezes se confunde nas decisões, só interfere para dar opções ao grupo, mostrando aos liderados que está disponível para as solicitações.

2 Liderança democrática

Já esse líder procura ser uma pessoa normal do grupo, estimula o debate e assiste para que possa auxiliar a equipe na tomada de decisão. Usa técnicas e toma todas as providências para que o alvo possa ser atingido com o máximo de eficiência possível.

A escolha das tarefas fica a cargo do grupo e cada um tem a liberdade de escolher seus próprios colegas, deixando que as afinidades se tornem uma estratégia.

Esse é um perfil de uma pessoa bem objetiva e que estimula muito o grupo com fatos reais, além de elogios e críticas construtivas, visando o aprimoramento das ações.

Leia mais

• Tenha confiança para liderar sobre pressão

• A empresa funciona sem você? Descubra como ter colaboradores eficientes na sua ausência

3 Liderança Autocrática

Esse é mais autoritário, pois apenas ele decide e fixa todo o planejamento. Não pede a participação da equipe em nenhum estágio do processo.

Ele convoca os liderados e determina o que tem que ser feito, define uma tarefa de cada vez e não costuma informar o que vai acontecer no cotidiano. Mostra quem são as pessoas que vão trabalhar juntas, retira a liberdade de escolher alguém com o perfil mais apropriado para a execução.

Ele é um dominador e não poupa críticas e elogios durante o andamento dos trabalhos, esperando que tudo saia conforma a sua determinação.

4 Qual seu estilo de liderança?

E agora, se identifica dentro de algum perfil? Mescla em mais de uma? Veja suas ações e como tem lidado com seus colaboradores, note se tem feito um bom trabalho de líder. O poder de fazer mais e melhor está com você, na sua vontade de mudar a realidade das pessoas, vamos juntas fazer isso.

Nos conte um pouco mais sobre você, se inspire com os temas que colocamos no meu Facebook e muito sucesso!