Empreender é superação e desafios diários, precisamos ter qualidades, coragem, resiliência, e, principalmente, credibilidade no mercado.

Ter ou não credibilidade define nossa sobrevivência no mercado, mesmo oferecendo tudo de melhor e mais moderno, se as pessoas não acreditarem em você, seu negócio pode ir por água abaixo.

Além dos empreendedores, os líderes também dependem dessa característica, você vai precisar influenciar diversas pessoas e transmitir confiança e respeito.

Vou te dar algumas dicas de como trilhar um caminho que possa ser inspirador e faça com que as pessoas possam te seguir e apoiar, confiando em você.

1  Conheça a si mesmo

Ter coerência nas coisas que você fala é primordial para transmitir confiança. Para isso o processo de autoconhecimento vai te ajudar nesse desenvolvimento.

Essa atitude de buscar se conhecer melhor é algo que vai te fazer buscar sempre aperfeiçoamento, lidando melhor com seu senso crítico e melhorando suas ações.

Por isso, se sentir necessidade, não hesite em ir atrás de profissionais como mentores ou coaches, eles nos ajudam muito nessa ampliação de visão.

2  Tenha uma marca ao se comunicar

Inspirar pessoas pelas palavras, por histórias reais de sua caminhada empreendedora é algo que estreita o relacionamento e gera credibilidade.

Ter vontade contar o seu case, os desafios, demonstrar gratidão e expor respostas aos problemas de outras pessoas é uma característica que devemos explorar para crescer.

Expor a sua marca é revelar a sua identidade, é praticar a comunicação na sua essência e demonstrar para as pessoas que todos têm um lugar ao sol.

Admita seus erros, tenha coerência em todas as redes sociais, mostre que você é um ser humano e também pode falhar, demonstre a sua autenticidade.

Leia mais

• Organização pessoal afeta o seu trabalho?

• Como calcular seu preço de venda

3  Inspirar credibilidade internamente

As pessoas mais próximas a você, mas principalmente seus colaboradores precisam deixar transparecer essa sua credibilidade.

Eles precisam mostrar para o público externo que você é digna da confiança de outras pessoas e também é inspiração para os iniciantes.

Portanto, imprima sua marca na sua equipe, demonstre a eles que podem confiar em você, que vão romper barreiras juntos e eles vão multiplicar esse conceito de verdade.

Isso deve estar muito alinhado à cultura da sua empresa e aos seus valores, você não consegue que as pessoas de fora confiem em você, sem que as dentro façam.

4 Faça Networking

Ter uma rede de relacionamento sólidos e confiáveis é primordial.

Desenvolver essa confiança interpessoal, demonstrar seus princípios, manter sua base ética, sua integridade e honestidade ao lidar com as pessoas é tudo.

Nas parcerias, dividir os créditos, elogiar, dar feedbacks inspiradores é uma grande estratégia para alinhar o relacionamento e gerar confiabilidade nos seus atos.

Nessa etapa, além de seus colaboradores, seus parceiros vão levantar a bandeira a seu favor e vice-versa.

5 Trabalhe e seja premiada

Quando você admira uma pessoa e ele recebe um prêmio pelo seu mérito, aquilo mexe com você e com todos que a acompanham.

Por isso, a simbologia do prêmio será um excelente reconhecimento da sua credibilidade, sendo atestado por terceiros de destaque e renome.

Saiba no que trabalhar, como trabalhar e se inscreva nos eventos que premiam empreendedores, esteja disponível e mostrando a todos a sua história.

Esse prêmio vai fazer você ser lembrada pelas suas ações, pela sua representatividade no meio em que atua e pela importância e impacto que causou com seu trabalho.

A palavra que vou deixar para vocês hoje é coragem, corra atrás e mostre a sua cara para a sociedade, inspire pessoas e mude realidades.

A credibilidade pode ser extremante positiva, mas lembre-se de sempre ter coerência, porque ela pode ser arruinada a qualquer momento.

Não se constrói isso de um para o outro, tenha firmeza nas suas ações e amor pelo faz, sucesso!