Se você, empreendedora, e é daquelas que tem medo de tirar férias, você está errando no planejamento e na seleção da equipe. Livre-se disso agora. Por mais workaholic que você seja, tirar um tempo pra você, pra família, pra conhecer outros lugares e se desconectar é necessário.

Mas você também pode estar sofrendo pela falta de confiança que tem no seu time ou por não se planejar corretamente para isso, que afeta os outros colaboradores também.

1 Quando o empreendedor deve sair de férias?

Lembre-se, me primeiro lugar, que tirar férias é uma obrigação, isso já vai te motivar. Escolha um período de menor demanda, ou quando combina datas com filhos, esposa, mãe, pai, pode ser um período menor. Perceba sempre seu rendimento, chega uma hora que precisamos parar.

Leia mais

• Saúde x Produtividade: como você administra?

• Empreendedor deve pensar em aposentadoria?

2 Como planejar as férias?

Faça isso com bastante antecedência. Escolha apenas uma pessoa para ser responsável na sua ausência e faça um treinamento duro e efetivo. Já vá delegando funções a essa pessoa antes da sua saída, e as decisões mais importantes devem esperar o seu retorno.

Avise aos stakeholders sobre o seu período de afastamento, mesmo de férias se algum parceiro te procurar, não deixe ele sem resposta, não vale a pena.

Talvez, dependendo da intensidade do seu trabalho, uma semana seja pouco para se desvincular, relaxar e aproveitar ao máximo esse período.

3 Como perder o medo de tirar férias?

Em primeiro lugar, preocupe-se com a sua saúde, o estresse aumenta o cansaço e nos deixa doente, abra o olho.  Planeje sempre e escolha horários para checar o whatsapp, não fique pendurado resolvendo problemas durante a viagem, senão não é férias.

Demonstre ter confiança na sua equipe, mesmo deixando uma pessoa responsável, todos saberão que você não vai estar e devem se sentir responsáveis pelo correto funcionamento da empresa. Agora, se você ainda trabalha sozinha, escolha a época mais fraca, antecipe pedidos e prazos, faça uma poupança, para não prejudicar seu caixa e avise aos clientes.

Liberte-se, a sua produtividade depende do seu estado emocional, de espírito e físico, é tão bom sair de férias, descansar e voltar revigorada. O período de férias pode servir para repensar o negócio, ter inspirações e te mostrar novos caminhos.

Mas o principal é o tempo que você vai dedicar para você e com aqueles que você gosta, isso vai te trazer de volta pro negócio.

Escolha o que você gosta: praia, montanha, calor, frio, outro País, interior, siga o seu coração. Vamos lá, programe-se e venha nos contar como foi, volte com boas histórias e com novo ânimo, sucesso!