O Google é o maior mecanismo de pesquisa na internet da atualidade e por isso muitas pessoas desejam anunciar empresas na internet. No entanto, para fazer anúncios no Google, é necessário ter um certo conhecimento. Caso contrário, o dinheiro investido pode ser jogado fora.

Para você que deseja anunciar no Google e talvez já investiu dinheiro e não teve o retorno esperado. Continue lendo este artigo e faça uma análise das suas ações. Acompanhe as 4 dicas e aprenda como se dar bem em anúncios no Google.

Dica 1: Use as palavras-chave certas

Os mecanismos de busca, não só o Google, mas o Yahoo, Bing, entre outros, utilizam palavras-chave para mostrar o seu conteúdo. Os termos chave são indispensáveis em anúncios na internet, principalmente se o anúncio for feito no Adwords do Google.

Existem dois tipos de palavras-chave e são conhecidos como palavras Long Tail e Head Tail. No Brasil também se utiliza os termos palavras de cauda longa e cauda curta. Os termos Long Tail (cauda longa) são formados por frases, por exemplo. “Como anunciar no Google” ou “anúncios no Google” são os termos pensado, claro, de acordo em como o usuário procuraria.

Palavras-chave Head Tail são termos mais curtos e genéricos, como por exemplo “Anúncios” ou “Marketing”. A melhor maneira de atrair o público é utilizando os dois tipos de termos, porém as frases de cauda longa costumam ter menos concorrência. Para fazer anúncios poderosos no Google é preciso utilizar boas palavras-chave.

Para pesquisar os termos, você pode utilizar ferramentas pagas ou gratuitas. O próprio Google possui um planejador de palavras-chave chamado Keyword Planner.   Através dessa ferramenta gratuita (você pode ter acesso se tiver uma conta no Google Adwords) podemos ver quais palavras possuem maior volume de busca e menor ou maior concorrência;

Uma ferramenta que é paga e muito recomendada é o SEMrush. Nele podemos pesquisar termos chave e ainda temos a opção de analisar concorrentes. A ferramenta também possui uma versão grátis, mas que é mais limitada.

Dica 2: Utilize uma boa copy

O termo copy vem do copywriting que é uma maneira de escrever com persuasão para efetuar vendas. Utilizando uma boa copy o seu anúncio tende a ter mais conversão. Alguns tipos de frases mexem com a cabeça das pessoas e tem o poder de convencê-las.

Anunciantes que utilizam copy com gatilhos mentais tendem a ter mais sucesso. Talvez você já deve ter percebido que a palavra “segredos” é muito utilizada na internet. Quando escrevemos uma frase como essa: “Descubra os segredos de anunciar no Google”, automaticamente somos persuadidos a abrir o conteúdo.

Isso acontece por causa do gatilho da curiosidade, estudos comprovam que muitas pessoas tendem a comprar pela curiosidade. Usando uma copy persuasiva nos seus anúncios as vendas irão aumentar de forma considerável. Mas não abuse dos gatilhos mentais, pois tudo em exagero pode fazer mal.

Veja uma lista de alguns gatilhos mentais que são utilizados pelos anunciantes profissionais:

  1. Escassez
  2. Curiosidade
  3. Urgência
  4. Reciprocidade
  5. Autoridade
  6. Antecipação
  7. Porque ou motivo
  8. Prova Social
  9. Relação Dor x Prazer
  10. Novidade
  11. Medo

Alguns dizem que não utilizam os gatilhos para não enganar as pessoas, no entanto, você deve analisar se o produto ou benefício que está sendo oferecido é ou não uma farsa. Se você é uma pessoa honesta e não deseja enganar ninguém com certeza irá usar os gatilhos mentais de forma profissional sem exagero e aumentando a confiança que o seu cliente tem da sua marca.

Leia Mais

• Talento é chave do sucesso? Não, o nome disso é disciplina

• 5 coisas que você deve fazer pra ser uma empreendedora de sucesso

Dica 3: Faça a chamada para a ação

O Call to Action é um termo do inglês que significa chamada para a ação ou CTA. Para ter sucesso com anúncios no Google é preciso saber utilizar bons CTAs. Vamos utilizar a mesma frase do gatilho da curiosidade para mostrar um tipo de chamada para a ação efetiva.

Digamos que o anúncio está escrito “Descubra os segredos de anunciar no Google”, então a chamada para a ação poderá ser uma frase como por exemplo, “clique aqui/agora mesmo” ou “clique aqui”. Existem diversos tipos de call to action.

Quando se cria anúncios é preciso definir qual o objetivo do mesmo, pode ser vendas ou apenas para levar as pessoas a visualizarem um vídeo no YouTube, ganhar comentários em uma postagem, dentre outros objetivos. Para cada ação, deve ser feita uma chamada diferente e não esqueça de testar variações.

Veja alguns modelos de CTA:

  • Receber comentários: Gostou do artigo? Deixe o seu comentário sincero aqui e receba uma resposta rapidamente.
  • Assinar Newsletter: E aí o que achou do conteúdo? Deixe o seu melhor e-mail aqui e receba mais conteúdo de qualidade.
  • Vendas: Não perca mais tempo, acabe hoje mesmo com os seus problemas adquirindo o nosso produto inovador.
  • Compartilhamento social: Esse conteúdo te ajudou em algo? Compartilhe em suas redes sociais e com certeza você estará ajudando outras pessoas também.

É importante lembrar que se deve sempre oferecer muitos benefícios para os visitantes dos anúncios. As pessoas não gostam mais de ver ofertas de vendas agressivas e sem fundamento. Elas estão em busca da resolução dos problemas que estão enfrentando.

Dica 4: Realize testes

Muitas pessoas desistem de anunciar no Google rapidamente por não conseguirem resultados rápidos. Devemos lembrar que nos negócios é preciso pensar a longo prazo e esquecer o imediatismo. Isso não quer dizer que você deve gastar todo o seu dinheiro em campanhas que não estão dando certo.

Na verdade, é preciso ter um orçamento definido para fazer testes, pois, nem todos os anúncios que são publicados dão certo. Mas não se preocupe, anunciar no Google é sim uma ótima maneira de alcançar milhares de pessoas na internet e você poderá fazer bons negócios através de campanhas de publicidade online.

Para ter sucesso anunciando no Google é recomendado que você faça quatro ou mais tipos de campanhas. Você pode mudar o título de uma, na outra você pode mudar a descrição ou algo a mais. Não esqueça de mudar as chamadas para a ação de cada campanha.

Seguindo essas dicas você vai poder analisar qual campanha está tendo mais resultados e poderá decidir se vai investir mais ou não em seus anúncios. É importante não desistir dos testes e sempre que possível você deve estudar mais sobre anúncios online.

Amiga empreendedora, esse foi o nosso texto sobre como se dar bem em anúncios do Google. Não esqueça de monitorar os resultados, de realizar os testes e de novas campanhas para reverter  cada ponto que não deu certo. Agora é hora de colocar a mão na massa! Coloque as dicas em prática e me conte aqui nos comentários o que achou!