Para se destacar nas vendas do e-commerce é preciso dominar a constante transformação na forma como as pessoas consomem informações e produtos.

A propaganda de interrupção é cada vez mais ignorada. Por isso hoje eu, Sabrina Nunes, vou te apresentar 5 maneiras de melhorar as vendas do e-commerce sem investir em mídia

Amiga empreendedora, nós não toleramos anúncios e eu me incluo, pois eu sempre clico no “pular anúncio” do Youtube, sempre! Aprenda como atrair clientes sem interromper a programação normal dele. E o melhor, sem gastar dinheiro com mídia paga. Atenção! Deixei o melhor para o final: uma dica bônus. Vamos lá?

01 E-mail Marketing

Se você tem uma loja virtual, deve investir pesado na construção de listas de e-mail. Mas faça isso qualidade. Monitore o tráfego do seu site, seja com o Pixel do Facebook ou código de monitoramento do Google estude o perfil de cada visitante e trabalhe estratégias para convertê-lo em cadastro.

Agora, que você já sabe quem são as pessoas que acessam seu site, chegou a hora de se comunicar com elas para gerar vendas. Um e-mail bem segmentado e com uma copy bem feita tem muito valor. E sim! As pessoas ainda acreditam no e-mail e compram ao clicar em links por lá.

Portanto, estude o que sua audiência tem visualizado em seu site e envie e-mails com ofertas personalizadas ou materiais educativos pontuais. Existem ferramentas que fazem milhares de envios de e-mails automaticamente e isso é uma grande vantagem para quem utiliza marketing por e-mail. Experimente usar o MailChimp.

02 Mensagens automáticas no Messenger e no Direct

Os bots do Facebook estão vindo com toda força pra te ajudar a vender mais. Quando sua página possui muitos fãs, muito engajamento e recebe milhares de mensagens todos os dias fica quase impossível responder a todas elas.

Por isso, automatizar as respostas é uma boa alternativa. Pense em ser o mais humano possível. Mas também não esqueça de direcionar seu cliente para seu canal oficial de vendas.

A mesma ideia de automatizar mensagens no Facebook pode e deve ser aplicada no Instagram. Uma boa estratégia é agradecer a todos os novos seguidores. Além disso, disponibilize ofertas exclusivas para eles.

03 Posts Instantaneos: Stories e Status

Você pode criar esses posts em quase todas as suas redes sociais: Facebook, Instagram, Messenger, Google, WhatsApp e LinkedIn. As funções de compartilhar pequenos trechos do seu dia sem se tornar chato, pois as atualizações somem após 24h era uma forma de deixar as pessoas ainda mais conectadas.

Primeiramente é importante lembrar que você deve tratar suas redes de forma diferenciada, pois os públicos em cada rede é diferente e se interessam por assuntos diferentes.

Então não fique repetindo o mesmo conteúdo em todas as suas redes. Inove. Como a função stories não tem ainda em fanpages, use no seu perfil pessoal e atraia seus amigos para o seu negócio. Mostre seu dia a dia no escritório eles vão amar.

Leia mais

• Como fazer sua empresa render mais?

• Conheça os melhores indicadores de produtividade

04 Postagens em grupos do Facebook

Outra forma bastante eficiente para conseguir vender online sem investir em mídia paga é a postagem em grupos relacionados.

As pessoas buscam recomendações e fazem buscas por serviços e produtos em grupos no Facebook. Portanto faça parte ou crie alguns grupos para interagir  e criar uma relação de confiança com o seu potencial cliente.

05 Use o WhatsApp

Use essa ferramenta que está na palma da sua mão para atrair mais vendas para o seu negócio.

Uma boa forma de utilizar o WhatsApp para aumentar as suas vendas e melhorar o relacionamento com seus clientes é criar grupos no WhatsApp para oferecer treinamento, ofertas exclusivas ou dicas exclusivas.

Por falar nisso, já fiz alguns posts falando sobre como você pode usar o WhatsApp a seu favor. Dá uma olhadinha abaixo:

Como gerar vendas e relacionamento pelo WhatsApp

Veja como ter duas contas de WhatsApp no mesmo celular

Vale a pena usar WhatsApp para negócios?

Tudo sobre um pós-venda de sucesso pelo WhatsApp

Dica bônus

Essa dica é mega especial, pois separei aqui 5 coisas que você deve fazer para vender muito sem precisar investir muito em mídia. Eu tenho muito orgulho, de quem começa do zero e mesmo com poucos recursos está ganhando a vida vendendo nas redes sociais. Fazer hoje com o que se tem hoje é algo incrível e inspirador.

Aqui estão 5 passos para você fazer marketing de relacionamento aliado a postagens orgânicas, isso vai  melhorar as postagens de redes sociais e consequentemente aumentar suas vendas:

Qual a quantidade de vezes que devo postar? Amiga faça no mínimo 4 postagens por dia, isso ajuda o algoritmo de entrega a tornar seu conteúdo mais popular.

Qual tipo de post devo fazer? Não faça postagens aleatórias, lembre da importância de gerar valor para sua audiência . Mesmo que seja para os seus posts de redes sociais, meu conselho é que você use as ferramentas acima para definir a sua estratégia: criar persona, jornada, cronograma e títulos. A cada 3 posts de engajamento(dica, look, bastidores) poste especificamente sobre produtos.

Quais redes sociais devo usar? Faça publicações no Stories todos os dias, no seu feed do Instagram, na timeline da sua Fanpage do Facebook. E sempre compartilhe no seu perfil pessoal e em grupos que você participa.

Existe mídia de baixo custo? Use todas as armas de divulgação que estão ao seu alcance, implusione nem que seja R$10,00 para cada publicação que você achar interessante. Além disso, na própria Fanpage aparecem as sugestões para promover negócio local, promover página e atrair curtidas. Use pequenos orçamentos para essas ações também, dessa forma você irá  construir e fortalecer a sua marca ao longo dos meses.

Como automatizar as ações no Instagram? Use o aplicativo GrowSocial! Esse app para melhorar as atividades no seu Instagram, use-o para curtir, seguir e enviar mensagens diretas automaticamente. Dessa forma o seu número de seguidores pode aumentar de forma consistente, com pessoas que podem de fato se tornar seus clientes.

Esse foi o nosso texto sobre como aumentar suas vendas online sem investir em mídia paga. Aqui você aprendeu que relacionamento e comunicação são as chaves para o sucesso das suas vendas. E por falar nisso, conseguiu assimilar todos os pontos? Deixe suas dúvidas nos comentários!