Toda empresa precisa investir na sua divulgação e as que ignoram isso acabam fracassando. Existem vários tipos de marketing nos dias de hoje. Mas você sabe escolher os tipos ideais para o seu negócio? Os profissionais do marketing estão sempre atentos às mudanças que acontecem rapidamente no mercado. A evolução tecnológica está cada vez mais veloz.

Mas se você é do tipo que precisa dar conta da produção, das entregas, das vendas, do marketing e de todo o resto, deve precisar de ajuda quando o assunto é divulgar sua empresa e gerar tráfego.

Foi justamente por isso que decidi mostrar quais os 7 tipos de marketing que merecem prioridade na sua empresa. Papel e caneta na mão, pois vamos começar!

Marketing Digital

A palavra marketing digital parece óbvia e dá a entender que é só mais um tipo de marketing utilizando a internet. No entanto, esse tipo de marketing é muito mais do que necessário para as empresas. Nos dias de hoje, a internet está sendo muito acessada e as empresas precisam estar presentes no mundo online.

De modo geral, marketing digital é um conjunto de ações voltadas à comunicação que as empresas utilizam tendo como principal ferramenta a internet. As estratégias são utilizadas para conseguir novos clientes por meio do relacionamento.

As redes sociais, blogs e sites são muito utilizadas no marketing digital. Empresas estão crescendo muito por terem iniciado um trabalho no mercado digital.

As instituições que são lembradas e geram vendas já estão presentes na internet. E a sua empresa já usa esse poder?

Inbound Marketing

Outro tipo de marketing que não pode faltar na nossa lista é o Inbound Marketing, também conhecido como o novo marketing. O Inbound tem como o principal objetivo a atração de pessoas, logo é classificado por muitos como o marketing de atração.

Isso acontece porque nas estratégias de Inbound a atração é garantida. Nessa modalidade de marketing o cliente procura a empresa e não o contrário. Diferentemente do Outbound Marketing, aquele que as empresas é que procuram o cliente, não há excessivas ligações ou interrupções meio invasivas.

O Outbound marketing está sendo deixado de lado por muitos profissionais. Os clientes não querem mais receber ofertas abusivas de vendas. Por isso, certifique de que sua empresa esteja utilizando estratégias de Inbound Marketing.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é muito importante e completa os outros tipos de marketing que já falei aqui. É através do conteúdo que as empresas se relacionam com seus possíveis compradores na internet. Uma estratégia de marketing de conteúdo bem elaborada pode atingir a persona correta e interessada em produtos específicos.

Existem diversos tipos de conteúdo no meio online, por exemplo, em sites e blogs, os artigos são utilizados como principais ferramentas. Porém, existem os infográficos, podcasts, e-books, vídeos, áudios entre outros.

Variar os tipos de conteúdo é uma ótima maneira de atrair mais pessoas para blogs, sites e também nas redes sociais.

E-mail Marketing

Se você já fez alguma compra na internet e recebeu um e-mail depois da compra com promoções ou algo do tipo sabe o que é e-mail marketing. Através dessa ferramenta, as empresas criam relacionamento com os visitantes dos seus sites e até podem converter em mais vendas.

As maiores corporações utilizam o e-mail como uma ferramenta de comunicação.  No marketing online essa ferramenta é campeã em recordes de vendas. Muitos profissionais afirmam que suas vendas são quase sempre feitas por e-mail.

Existem ferramentas que fazem milhares de envios de e-mails automaticamente e isso é uma grande vantagem para quem utiliza marketing por e-mail. Experimente usar o MailChimp.

Marketing de busca SEO

O marketing de busca está totalmente ligado ao marketing de conteúdo. Os motores de busca online como Google, Bing e Yahoo utilizam alguns robôs que detectam se os conteúdos estão otimizados para os usuários de sites e blogs.

A sigla SEO é retirada do termo Search Engine Optimization que, de modo geral, quer dizer otimização de sites. Sempre que uma pessoa pesquisa por algo na internet ela se depara com alguns conteúdos específicos e isso acontece por causa das otimizações no conteúdo.

Na internet é chamado de tráfego o fluxo de pessoas que acessam sites. Quando se utiliza SEO é gerado o tráfego orgânico, conhecido como tráfego grátis por algumas pessoas.

As pesquisas no Google são gratuitas e os proprietários de sites que publicam conteúdos otimizados com SEO aparecem gratuitamente para os pesquisadores. Sua empresa precisa dessa estratégia!

Leia Mais

• Talento é chave do sucesso? Não, o nome disso é disciplina

• 5 coisas que você deve fazer pra ser uma empreendedora de sucesso

Social Media Marketing

Se as pessoas estão nas redes sociais as empresas devem estar também. O Facebook que é considerado a maior rede social do mundo possui mais de 2 bilhões de usuários. A rede social possui as chamadas Fan Pages, ou páginas de fãs, que foram criadas para empresas divulgarem os seus produtos e serviços.

O Twitter também possui muitos usuários e não deixou de ser utilizado no Brasil. O Instagram, que também é uma rede social que está crescendo muito, já possui os chamados perfis comerciais. Além da opção de relacionamento grátis com as pessoas, as redes sociais possuem também sistemas de anúncios.

As empresas podem anunciar produtos e serviços diretamente para os interessados segmentando bem o público. Os anúncios mais utilizados são os do Facebook e Instagram, porém, o LinkedIn também possui o sistema para anunciantes.

De acordo com o Social Media Trends 2017, 92,1% das empresas estão presentes nas redes sociais. A sua empresa não pode ficar e fora.

Vídeo Marketing

As interações por meio de vídeos estão cada vez maiores em diversas plataformas na internet. O YouTube, que se tornou o segundo maior mecanismo de pesquisas da internet, é o grande responsável por tudo isso. As empresas estão aproveitando a rede social para publicar conteúdo em vídeo e atrair pessoas e fãs.

Um grande exemplo são as empresas do segmento de beleza e saúde como Salon Line. Através de um canal no YouTube, milhares de consumidores ficam por dentro das novidades da marca e acabam comprando mais produtos.

Ter um canal no YouTube virou até profissão. Mas você pode utilizar o Facebook para publicar vídeos, fazer lives no Instagram ou Periscope. Se a sua empresa ainda não utiliza vídeos na sua estratégia de atrair novos clientes e fidelizar os atuais, você precisa investir nisso, já!

Esse foi o nosso texto sobre a importância de divulgar o seu negócio na internet. Hoje você aprendeu conceitos, definições e dicas de como usar o marketing online. Tenho certeza que ao colocar essas dicas em prática você vai ver a sua marca fazer sucesso na internet:  construir autoridade e gerar tráfego.

Gostou do conteúdo? Se você sentiu falta de algum tipo de marketing, deixe aqui nos comentários! Aproveite e me acompanhe no Facebook e Instagram pra ver novidades e conteúdos bem legais que eu crio especialmente pra vocês.