Você usa o poder da comunicação a favor do seu negócio? Pequenas empresas costumam não priorizar investimentos nessa área, mesmo sabendo que é impossível manter-se vivo sem realizar vendas.

É possível posicionar a sua empresa no mercado, mesmo com pouco ou nenhum investimento. É preciso apenas dedicação e criatividade. É claro que se você puder investir, seus resultados serão mais rápidos. Mas isso não significa que você não possa “fazer hoje com o que tem hoje” e obter bons frutos.

Amiga empreendedora, o texto de hoje é pra abrir os seus olhos quanto a comunicação do seu negócio. Vou trazer algumas reflexões e dicas valiosas, para que a partir de hoje você dê valor a essa área vital para o seu negócio. Vamos começar?

Como está a comunicação da sua empresa

Como você faz para divulgar sua empresa?

Seu negócio tem um plano de mídia?

Você costuma priorizar investimento para comunicação?

Você já fez alguma pesquisa de satisfação ou de mercado?

Eu sei que seu orçamento é mega enxuto, mas é impossível gerar vendas online sem investir em marketing. Vai ser por meio dele que você irá conectar as pessoas à sua marca, gerar interesses no consumidor, mostrar seus diferenciais e, sobretudo, ouvir o que as pessoas têm a dizer com abertura para críticas e sugestões.

Reflita sobre as perguntas que fiz acima, pegue caneta e papel e comece a planejar a comunicação do seu negócio já! Vou te mostrar aqui embaixo algumas formas de fazer isso de forma eficiente e com baixo custo.

Redes Sociais

 Eu já falei sobre como a produção de conteúdo tem o poder de atrair clientes. Você tem ferramentas poderosas e gratuitas à sua disposição. Comece já a produzir conteúdo relevante para seu potencial cliente. Separei aqui uma listinha de como fazer isso usando as principais redes sociais: Instagram e Facebook.

  1. Crie um perfil comercial no Instagram e associe a uma Fanpage no Facebook.
  2. Faça postagens relevantes, mostre seu dia a dia, ensine algo de valor para seu público, inspire sua audiência com frases motivacionais;
  3. Faça Stories regularmente;
  4. Prefira usar imagens com boa iluminação e com poucas manipulações;
  5. Humanize suas legendas;
  6. Use hashtags da forma correta;
  7. Crie campanhas patrocinadas;
  8. Responda a todos os comentários e mensagens;
  9. Anuncie ofertas exclusivas;
  10. Compartilhe os links de seus produtos.

Blog

Ainda sobre atrair clientes produzindo conteúdo relevante, o blog tem um papel importantíssimo nessa estratégia. Com ele você pode envolver seu público e educá-los a consumir suas soluções.  As pessoas pesquisam muito antes de comprar algo, se você mostra que é especialista no seu nicho, vai atrair confiança e mais clientes.

Portanto use essa ferramenta também. Escreva algo relevante todos os dias ou no mínimo uma vez por semana e compartilhe no seu blog. Vai fazer total diferença no seu negócio. Se você tem dúvidas sobre como criar textos assim como esse que você está lendo, separei aqui algumas regras básicas:

Estrutura do texto: divida seu texto em introdução, desenvolvimento em intertítulos, conclusão e chamada para  ação;

SEO On Page: direcione seu tráfego para palavras-chave específicas no título, no primeiro parágrafo, em pelo menos um intertítulo e na meta descrição, tenha uma URL simples e curta, faça o alt text das imagens;

Escaneabilidade: Faça parágrafos curtos, coloque seus intertítulos em H2 e não use mais de 300 palavras entre um intertítulo e outro.

Humanize seu conteúdo: Faça tudo isso mas não esqueça que o foco deve ser a experiência do usuário. Portanto não abandone a lógica só pra listar várias vezes a palavra-chave. Use as estratégias acima focando em proporcionar uma boa experiência de leitura e realmente entregando o que o título promete.

Leia mais

• Como fazer sua empresa render mais?

• Conheça os melhores indicadores de produtividade

WhatsApp

Agora que você já aprendeu como atrair os clientes, vou te mostrar como se relacionar com eles. Pessoas gostam de atenção e de exclusividade. Uma ferramenta que tem se mostrado incrível para fazer isso é o WhatsApp. E adivinhe só? Está aí na palma da sua mão!

  • Envie ofertas exclusivas para suas listas de transmissão;
  • Crie Grupo segmentados para compartilhar conteúdos educativos;
  • Use o Status do WhatsApp para divulgar produtos e seu cotidiano;
  • Tenha um número de WhatsApp para atendimento ao cliente.

E-mail

Obtenha cadastros de usuários do seu blog, de inscritos no YouTube e de seguidores nas redes sociais. A utilização do e-mail marketing é muito importante para aumentar os resultados no digital marketing. Com isso, você pode enviar o mesmo conteúdo para centenas de pessoas.

O e-mail marketing é uma ferramenta que tem sido muito utilizada pelos profissionais de marketing para criar relacionamento com pessoas. Com um simples e-mail é possível interagir com o público, mas a melhor interação é o conteúdo educativo.

Quando você foca em produzir conteúdo educativo para o seu público ele será preparado para aceitar uma oferta de vendas. Não adianta capturar milhares de e-mails e começar a enviar ofertas exageradas, primeiramente, é preciso criar um relacionamento com a lista.

Esse foi o nosso texto sobre como fazer seu negócio crescer usando a comunicação e as ferramentas posderosas de marketing. Agora é com você, coloque em prática e arrase!E por falar nisso, conseguiu assimilar todos os passos? Deixe suas dúvidas nos comentários!