A geração de leads é a alma de qualquer negócio, seja digital ou físico. O maior desafio é gerar leads qualificados, afinal a qualidade é o que realmente importa. Por isso no texto de hoje, vou te mostrar a diferença entre conquistar e captar dados de contato. Além disso, vou te ensinar os 5 passos para gerar leads qualificados, são alguma técnicas para não desperdiçar tempo e dinheiro com a captação.

Conquistar dados

Já reparou que a gente dá mais valor para as coisas que são difíceis de alcançar? Conquistar leads tem haver com envolver clientes. A forma mais eficiente para conquistar dados de contatos qualificados é entregar um conteúdo de valor em troca: eBook, infográfico, kit, templates, manuais etc. Além disso, de nada adiantar encher uma planilha de e-mails de potenciais clientes e não fazer nada. É preciso segmentar esses dados e nutrir sua base com boas campanhas de e-mail marketing.

Captar dados

Algumas estratégias geram números, mas não atraem as pessoas certas. Muito cuidado com sorteios e concursos, principalmente se o ticket médio do seu produto for alto. Pois clientes que querem consumir seu produto/serviço grátis podem não ser potenciais  clientes para comprar. Sempre use uma pergunta de segmentação no seu formulário. Por exemplo, se você está oferecendo um eBook que ensina como fazer decoração para festas de Halloween e tem uma empresa que vende acessórios de decoração. Insira uma pergunta que identifique se o lead compraria o seu serviço. “Você costuma decorar as festas na sua casa?”e “Onde você compra os acessórios para decorar as suas festas?” são algumas perguntas que podem identificar se você está conquistando ou apenas captando dados de contato.

Leia mais

• Como fazer sua empresa render mais?

• Conheça os melhores indicadores de produtividade

5 passos para gerar leads qualificados

Chegou a hora de colocar a mão na massa. Aprenda os 5 passos para gerar leads qualificados.

Crie uma persona

Buyer persona é um conceito muito usado pelos profissionais de marketing de conteúdo. Ele é baseado no neuromarketing para identificar detalhes do seu potencial cliente. Para ter uma persona bem definida é necessário consultar dados reais de seus potenciais clientes. São dados de consumo de conteúdo e produtos, de desejos, necessidades e dados demográficos que influenciam  a forma como essas pessoas compram. Eu já escrevi qui no blog dicas matadoras pra você definir as personas do seu negócio:

4 erros que você comete quando não define a persona do seu negócio

Como criar personas para minha empresa

Como criar as personas para meu negócio

Crie a jornada de compras

Jornada de compras é o caminho que sua persona percorre desde a primeira pesquisa no Google até o fechamento do negócio. Isso mesmo! Todo mundo pesquisa antes de comprar algo: eu, você e, principalmente, os seus clientes. Basicamente a jornada é o funil do seu negócio sob a perspectiva da compra e não da venda. Escrevi aqui sobre os 4 estágios do processo de compra.

Pesquise temas relevantes (Google Trends + Gerador de Títulos)

Essa vai ser a dica bônus de hoje. Muita gente me pergunta como defino tantos temas para escrever no blog, criar vídeo para o canal, criar mini cursos, eBooks e ainda para postar nas redes sociais. Nada é por acaso, sempre tem uma estratégia por trás de cada tema. E no seu negócio, também deve ser assim. Entenda! O programa de Revenda da Francisca Joias é hoje minha menina dos olhos. E para atrair empreendedoras  incríveis como você que está lendo esse texto, eu compartilho tudo o que sei sobre ter sucesso com as vendas. Para isso, eu consulto quais são os temas mais pesquisados no Google sobre o assunto. Para saber quais são esses termos eu uso o Google Trends. É bem simples! Você escolhe os termos e insere na função “explorar”, define um período e a localização. Daí o Google irá te mostrar algumas variações e tendências de pesquisas. É possível também comparar esses termos de pesquisas. Outro aspecto importante é a numeração do Google, de 0 a 100 ela mostra um índice de termos mais buscados e não quantas vezes ele foi buscado. Sendo assim quanto mais próximo da pontuação 100 melhor será para usar esse termo. Após saber os melhores termos, eu insiro na máquina de títulos. Use 3 termos no substantivo e pronto, você terá temas e títulos infalíveis para conquistar os leads ideais para seu negócio!

Crie uma landing Page, use um bom sistema

Não esqueça que todas as campanhas de conquista de leads online devem ser alimentadas por e-mail marketing. Dessa forma, é indiferente a estratégia para geração de leads que você vai escolher, você sempre irá precisar de um bom sistema de de automação do marketing para hospedar sua landing page, capturar informações do cliente potencial, nutrir os leads, e transformá-los em clientes.

Disponibilize um material rico em troca dos dados

A isca, essa é uma das partes fundamentais da sua estratégia de geração de leads qualificados. O que você vai oferecer em troca de tantas informações? Invista em materiais ricos! Esse foi o nosso texto sobre a diferença entre conquistar e captar leads. Aqui você aprendeu os conceitos e dicas de ferramentas para atrair leads qualificados para seu negócio. Não esqueça de nutrir e conduzir  seus leads por todas as etapas do funil até a efetivação da venda. E por falar nisso, conseguiu assimilar todos os pontos? Deixe suas dúvidas nos comentários!