Se você tem um negócio sabe a importância de ter uma presença no meio online. Por isso muitas pessoas apostam em perfis nas redes sociais, mas esquecem de uma ferramenta muito interessante e que traz muitos resultados pro seu negócio: o site.

Pra quem tem uma loja física, essa é mais uma forma de dar credibilidade ao seu negócio. Já para quem tem um e-commerce, é fundamental para suas vendas. E, independente da ação, a análise do resultado é importante e nisso o Google Analytics se torna essencial.

Essa ferramenta gratuita da empresa Google é bem completa e é usada por maioria das pessoas. E as informações mostradas são fundamentais pra você entender a real situação da sua empresa. Se você não tem ainda acesso ao Analytics, basta entrar aqui, fazer login com a sua conta do Google (Gmail) e seguir as etapas indicadas.

Caso precise de ajuda, busque um profissional para te auxiliar. É como sempre falo: foque nas coisas que você é boa e delegue as outras atividades, ok? Assim você usa o seu tempo de maneira estratégica e que realmente faça a diferença no seu negócio.

Mas voltando ao Analytics, após todas as etapas, vai demorar um tempo até você ter dados que mostrem como é o seu negócio. Mas como usar isso a favor da sua empresa, alavancando as vendas e trazendo mais reconhecimento para a sua marca?

Pois agora vou te mostrar como usar o Google Analytics para isso, independente da sua empresa ser online ou física. Confira abaixo e veja algumas dicas bem legais que separei pra você.

Conhecendo os usuários

Uma das maneiras mais importantes e que vão te ajudar a alavancar as suas vendas são através do conhecimento do seu público-alvo.

E esses dados não estão em um mesmo local, pois cada aba mostra uma informação interessante que pode contribuir para você elaborar uma estratégia que dê resultado pro seu negócio.

Sempre tenha em mente uma coisa: você é uma pessoa que vende para pessoas. Logo é essencial que você foque as suas estratégias, seja qual for, nos consumidores do seu produto ou serviço. E, pelo Analytics, você deve ficar atenta aos pontos que vou mostrar aqui embaixo.

Público-alvo

É nessa aba que você tem uma noção do perfil das pessoas que acessam o seu site. Tem quase de tudo lá, desde informações geográficas até idade, então sugiro que você mexa em tudo e vá conhecendo cada informação lá.

E motivos não faltam, pois você pode mapear as regiões que mais te dão lucro, de onde são os maiores acessos e analisar se as regiões com menos resultados podem ser vantajosas se você investir em uma estratégia interessante para esse público.

Essa aba pode te ajudar na hora de criar ações específicas para cada região. Se o seu negócio for grande, pode descobrir os locais que vale a pena divulgar.

Até mesmo na visão estratégica vale você usar essa aba, pois pode te indicar o melhor ponto para abrir uma segunda loja, por exemplo. Mas, se for esse o caso, não foque só nesse dado, ok?

Tempo real

Essa aba te ajuda a observar como é a navegação dos seus visitantes. É muito usada caso você tenha um e-commerce, pois indica o tempo real que cada usuário ficou em determinada página, a origem das visitas e muito mais. Mas nada te impede de observar essa aba no seu negócio físico.

Do ponto de vista estratégico, falando novamente em e-commerce como exemplo, você vai perceber que determinado produto mantém os usuários por mais tempo. Ou então, quais tem um tempo curto de visita mas com altas conversões.

Isso indica também coisas além do que você imaginava, pois se vários usuários demoram muito tempo para fechar uma compra, pode ser por causa da demora no carregamento das informações ou algum bug. E você sabe: quanto maior a demora, menores são as chances de conversão.

Aquisição

Essa aba mostra onde se concentra a fonte do tráfego do site e permite que você foque nesses determinados locais.

Por exemplo, se você tem parcerias com vários influenciadores digitais, vai perceber quais levam mais usuários para o seu site. Ah, aqui tem um texto que falo tudo o que você precisa saber pra escolher um influenciador digital perfeito pro seu negócio.

Vai por mim: o custo é menor e os resultados nas vendas são enormes, se você souber encontrar a pessoa certa pro seu negócio.

Leia mais

• Como fazer sua empresa render mais?

• Conheça os melhores indicadores de produtividade

Comportamento

Essa aba mostra o que os usuários fazem dentro do seu site, como por exemplo as páginas mais acessadas. Além disso, o tempo de permanência nessa  página, a taxa de saída e rejeição são mostradas. E essas informações são importantíssimas para você.

Isoladas talvez te mostrem um resultado que nem sempre você goste, mas essas informações juntas permitem que veja uma visão estratégica do seu site. Por exemplo, tem uma página muito acessada e com tempo de visita grande.

Porém, as taxas de rejeição e saída são grandes. Nesse caso, vale a pena você analisar o conteúdo e ver o que pode melhorar. Ah, e não confunda taxa de rejeição com a de saída. São coisas diferentes, mas essenciais para compreender o comportamento do usuário no seu site.

Conversões

Algumas pessoas podem achar essa aba um pouco mais avançada, mas na verdade tem informações bem interessantes que você precisa ver.

É por ali que você consegue extrair boas ideias para campanhas futuras, analisando os dados dessa aba com constância. No e-commerce é mais fácil associar com vendas fechadas, mas nada impede que você descubra essas informações na sua loja física.

De tudo o que falei hoje, quero deixar uma dica poderosa: comece hoje a mexer no Analytics. Vá fuxicando, veja tutoriais na internet, olhe essa ferramenta como uma oportunidade de aumentar as suas vendas.

Nada de ler o que escrevi e deixar por isso mesmo, ok? Coloque em prática tudo o que mostrei e fala pra mim nos comentários o que você achou. Ah, acompanhe as minhas redes sociais também (Facebook e Instagram), pois tem várias coisas legais que eu divido com vocês por lá.