Já notou que a cada dia diminui o alcance orgânico das principais redes sociais? Não é nenhuma novidade que a mídia paga é a forma como as plataformas monetizam por disponibilizarem as suas imensas bases de usuários. Mas o que muita gente não sabe é o que fazer para acabar com a crise das redes sociais.

Amiga empreendedora, hoje vou te contar 3 segredos para reverter esse problema. Ao colocar essas dicas em prática você vai usufruir do verdadeiro poder das redes sociais: atrair potenciais clientes, criar uma audiência engajada, gerar vendas e manter um relacionamento duradouro e de resultado com seu público. Vamos começar?

Fazer posts diários

Você leva horas para criar um post adequado, não é verdade? Seja uma imagem, uma arte, um vídeo ou um bom texto. Mas sabia que seus posts possuem prazo de validade? Isso mesmo, esse é o principal motivo pelo qual você deve fazer postagens diariamente.

Separei aqui embaixo os prazos aproximados de vida dos posts em algumas  mídias sociais:

Facebook: 5 horas
Twitter: 18 Minutos
Instagram: 21 horas
LinkedIn: 24 horas
Youtube: 20 dias
Blog (RSS): 2 anos

Fonte: É Social Media, mas

E por falar nisso, você sabe a diferença entre mídias sociais e redes sociais? Deixa eu te explicar tudinho: as redes sociais são as plataformas que possuem como principal objetivo as relações entre os usuários, por exemplo, o Facebook, o Twitter e o Instagram. Já as mídias sociais existem prioritariamente para compartilhamento de conteúdo, por exemplo, o blog e o Youtube.

Melhorar a copy

Copywriting é a redação com objetivo de gerar conversões. Todos os conteúdos que irão para as redes ou mídias sociais devem conter um objetivo claro: gerar novos negócios. Mas isso não significa dizer que você precisa sair fazendo como aquele antigo comercial do Baton Garoto: “compre Baton, compre Baton, compre Baton!”.

Pelo contrário. Ter uma boa copy é antes de tudo inspirar o seu leitor, é saber tecer um texto que irá conduzi-lo a uma tomada de decisão, seja ela uma compra, um cadastro, uma curtida, um compartilhamento etc. As regras para ter uma boa copy são simples e muito eficientes. Vou te ensinar algumas delas:

  1. Aposte na repetição: não quero dizer que você deve ser redundante, apenas explore diversos pontos de vistas para defender o mesmo propósito. Ou seja, faça citações, conte histórias, mostre depoimentos. Repita a tese sem ser  redundante.
  2. Use o “porque”: sempre argumente mostrando as razões pelas quais o seu leitor deve seguir o seu conselho. Isso faz muito sentido e atrai bons resultados.
  3. Use metáforas: as comparações são poderosas e mostram com mais clareza suas ideias para  o leitor. Use sempre uma linha editorial que o seu público entenda.
  4. Venda sonhos: como seu leitor será beneficiado se adquirir seu produto ou serviço? Faça ele sonhar ao ler cada parágrafo do seu texto.
  5. Invista em storytelling: uma boa copy conta com uma forma envolvente de contar histórias, use os gatilhos mentais para despertar interesse e curiosidade no seu leitor.
  6. Derrube as objeções: Antes mesmo delas existirem sua redação deve derrubar toda e qualquer objeção.

Leia mais

• Como fazer sua empresa render mais?

• Conheça os melhores indicadores de produtividade

Criar campanhas patrocinadas com objetivos específicos

Por último e não menos importante: faça o que as redes sociais esperam das empresas, crie campanhas patrocinadas. Se você fizer o dever de casa certinho com os dois tópicos acima e ainda criar campanhas otimizadas, você vai eliminar a crise das suas redes sociais.

Uma boa forma de dominar a ferramenta de anúncios pagos do Facebook é ter um entendimento melhor sobre o seu público-alvo. E adivinhe?  No Facebook Audience Insights você terá acesso a informações exclusivas da plataforma.

O Insigths te tornará será capaz de informar um interesse que represente seu nicho de mercado e o Facebook irá mostrar os dados que poderão ser utilizados para otimizar seus anúncios em todas as plataformas.

Separei aqui algumas formas de fazer isso:

  • Popularidade: esse tipo de campanha é bem fácil de fazer, pois existem atalhos na sua fanpage para compartilhar a sua página e trair novas curtidas, impulsionar posts para tornar seu conteúdo conhecido, divulgar seu negócio localmente etc.
  • Chamada pra ação: esse tipo de anúncio colabora muito com a sua copy. Pois você terá um botão para sua CTA. As pessoas clicam nos botões. Eles funcionam!
  • Eu já escrevi aqui no blog posts ensinando a usar o gerenciador de negócios do Facebook e como você pode criar campanhas otimizadas. Veja aqui nesses links:

    Como criar anúncios no Facebook?

    Facebook Ads: você sabe o que é e como usar?

    Pare de perder dinheiro com Facebook, acerte no anúncio

Esse foi o nosso texto sobre como fazer para ter sucesso com suas redes sociais. Existe uma crise, mas você será capaz de vencê-la se usar as dicas acima. Combine seus esforços de conteúdo com os seus esforços de campanhas pagas.

Portanto tenha uma estratégia de posts diários orgânicos, com boas imagens, bons conteúdos e uma escrita impecável. Mantenha também sempre uma campanha patrocinada no ar. Seus resultados serão espantadores.

Agora é com você! Conseguiu assimilar todos os pontos? Deixe suas dúvidas nos comentários!