Muitas empreendedoras não sabem como calcular a taxa de conversão de suas campanhas online. A taxa de conversão é uma métrica muito importante e deve ser analisada periodicamente. Será que existe algum problema em não saber mensurar as taxas de conversão em negócios online? Digamos que ignorando essa métrica os novos problemas podem ser muitos.

Se você ainda não está calculando as taxas de conversões do seu negócio digital ainda tem tempo. Neste artigo, vou te ensinar como monitorar essa métrica indispensável. Leia e aprenda hoje mesmo!

O que é taxa de conversão?

A taxa de conversão é uma métrica utilizada para determinar o sucesso de campanhas de marketing digital em qualquer empresa. Podemos definí-la como o percentual de vezes que uma página efetuou vendas ou que uma newsletter obteve novo cadastro.

Algumas instituições usam essa métrica para definir metas a serem alcançadas em um determinado período, calculando a taxa é possível saber em qual estratégia investir e qual deve ser mudada ou até descartada.

Toda estratégia de marketing tem como objetivo ocasionar alguma conversão. As conversões são objetivos que devem ser alcançados em um negócio digital, por exemplo, em um site ou blog é possível obter alguns tipos de conversão.

Se um usuário do blog deixa o e-mail e se cadastra em uma newsletter significa que aconteceu uma conversão.

Em páginas de vendas de produtos ou serviços online, a taxa de conversão é medida pelo número de compradores ou visitantes da página. No mercado de e-commerce fazer o cálculo dessa taxa é indispensável, porém, é um grande desafio para as empreendedoras.

Por que calcular a taxa de conversão?

A taxa de conversão está diretamente ligada às vendas principalmente em negócios online como lojas virtuais, também em sites e blogs. Apesar disso, é possível obter a taxa de conversão em campanhas que não são de vendas. Você deve medir a taxa de conversão para analisar os resultados do seu negócio online.

Se você trabalha com e-mail marketing deve calcular as taxas de conversões de suas campanhas. Quem trabalha com marketing digital precisa estar sempre monitorando os seus resultados. Caso contrário, o risco de os negócios alcançarem o fracasso será enorme.

Calculando a taxa de conversão é possível saber quais páginas estão atraindo pessoas e também saber se os e-mails estão sendo abertos e lidos pelos destinatários. Não adianta criar uma estrutura online e não ter nenhum resultado, enviar e-mails e ninguém abrir, criar newsletter e nenhuma pessoa efetuar o cadastro.

Monitorando a taxa é possível descobrir como aumentar visitas em um site e converter os visitantes em compradores. Muitos profissionais que possuem estruturas de vendas online questionam o porquê de seus visitantes entrarem no site e não efetuarem nenhuma ação.

Isso pode acontecer por vários motivos, podendo ser design ou o conteúdo não está tão atraente. Talvez o público que está acessando ainda não entende que precisa dos produtos oferecidos. Mas existem técnicas que fazem a taxa de conversão aumentar.

Através de uma pesquisa feita pela Experian Hitwise foram coletados dados que comprovam que a taxa média no brasil é muito baixa. O percentual chega a ser apenas de 1,65%. Porém, quando algumas precauções são tomadas esse número pode aumentar.

Como calcular a taxa de conversão ?

Já está mais do que provado que é necessário saber calcular as conversões de empreendimentos online. O cálculo é bem simples e existe uma fórmula a ser seguida. No entanto, podemos encontrar variações no meio online. Vou simplificar o máximo possível para você aprender de uma vez por todas.

Essa é a formula simples de ser seguida: Taxa de Conversão = Número de Vendas / Total de Visitas.

Para monitorar a quantidade de visitas de um site é necessário utilizar uma ferramenta como o Google Analytics. Através dele é possível saber qual o conteúdo está sendo mais acessado e temos acesso aos lugares e dispositivos que estão sendo utilizados para navegar no site.

Digamos que você coletou dados no Google Analytics e percebeu que sua loja virtual está tendo 200 visitantes por dia e desses usuários apenas um está comprando. Nesse caso, a taxa de conversão é de 2%. Viu como é simples calcular a taxa de conversão do seu negócio digital?

Talvez você esteja se perguntando como aumentar a taxa de conversão do seu negócio e como dica extra vou te falar agora. Se você aprendeu a fórmula para fazer o cálculo deve perceber que quanto mais visitas mais chances de aumento de vendas.

Pensando nisso, você deve traçar metas para aumentar as visitas do seu site ou blog. Caso as vendas não aumentem é preciso verificar outros detalhes como as descrições dos produtos entre outros.

Leia Mais

• Talento é chave do sucesso? Não, o nome disso é disciplina

• 5 coisas que você deve fazer pra ser uma empreendedora de sucesso

Como aumentar as visitas e conversões ?

Em todo site, blog ou e-commerce existe uma maneira de atrair visitantes diariamente. No entanto, isso acaba passando despercebido para algumas empreendedoras. O Google e os demais mecanismos de busca utilizam um sistema de otimização chamado Search Engine Optimization ou SEO.

Através do SEO é possível maximizar as visitas de qualquer site. Para isso, é preciso uma série de otimizações como pesquisa de palavras-chave, otimização de meta descrição uso de Urls amigáveis, entre outras. Focando em otimizar o seu site, as suas visitas irão aumentar de forma surpreendente.

Algumas práticas, como evitar conteúdo duplicado, são muito importantes para ter um site mais otimizado para aparecer nos mecanismos de busca.

Alguns proprietários de lojas virtuais costumam copiar a descrição de produtos diretamente do fabricante e isso é um grande erro.

Se você possui loja virtual e ainda não tem um blog é aconselhável que crie um para publicar conteúdo relacionado a produtos que promove. O tráfego gerado por blogs é incrível porque em cada postagem você pode receber usuários que se agradam de temas diferentes.

O compartilhamento social jamais deve ser ignorado, afinal as pessoas estão presentes nas redes sociais durante o dia inteiro. Compartilhar o seu conteúdo em grupos do Facebook de forma estratégica pode aumentar muito as suas visitas. O Instagram também deve ser utilizado.

Quer saber mais sobre assuntos relacionados aocrescimento de resultados online? Escreva “Eu quero” nos comentários e continue acompanhando minhas postagens.