Que o filme O Diabo Veste Prada é um dos maiores filmes de comédia dramática de todos os tempos ninguém discute. Mesmo após seis anos da sua estreia no cinema, a história ainda encanta as gerações atuais.  E, mesmo que você não perceba, Miranda Priestly (com Meryl Streep dando vida a um personagem que caiu como uma luva para ela nesse filme) dá algumas lições de empreendedorismo que podem te ajudar.

Veja algumas abaixo:

1ª Se prepare para ser a melhor no que for fazer

Apesar da maneira ríspida com que Miranda trata a todos com quem trabalha, a editora da revista Runway não executa uma tarefa referente à moda, ela respira e vive o mundo fashion.

Então, independente do que seja o seu negócio, dedique-se a ele. Invista em conhecimento para que você alcance a meta de ser a melhor na sua área. Mas atenção: se prepare para ser a melhor, mas sempre tenha a humildade de entender que ninguém sabe tudo, inclusive você. Logo, sempre se atualize sobre assuntos que vão afetar diretamente o seu negócio.

O Diabo veste prada francisca joias2ª Foque no tipo de liderança que você quer fazer

Miranda usa um tipo de liderança baseado no medo e na competição. Isso causa um ambiente estressante que é visto em praticamente todo o filme.

Por mais que você tenha começado sozinho seu negócio, em algum momento você vai precisar de uma outra pessoa para aumentar a eficiência das suas atividades. Escolher o tipo de liderança que você vai fazer contribui para a produtividade dessa equipe. Caso você considere interessante o estilo de Miranda no filme, saiba que esse tipo de liderança possui alguns resultados a curto prazo (ambiente de competitividade geram resultados imediatos), mas a longo prazo a produtividade cai (estresse constante) e há a possibilidade de ter uma rotação maior de funcionários.

Portanto, é sempre bom ter muita cautela nessa escolha, pois o que pode ser bom para os resultados do seu negócio, nem sempre é aquilo que os colaboradores podem suportar na jornada de trabalho.

3ª Tenha seu momento de lazer fora do trabalho

Você pode perceber no filme que Miranda vive para o trabalho, independente da hora. Isso acaba causando um desgaste na sua relação amorosa com seu marido.

Então, por mais que você tenha que se dedicar ao sucesso do seu negócio, separe um tempo para ser você. Desconecte-se um pouco para você não viver só para o trabalho e acabar perdendo um tempo que você pode curtir com sua família. Esses momentos até aumentam sua produtividade e diminuem seu nível de estresse.

Além de ainda ser facilmente achado em lojas do ramo nos formatos de mídia física (DVD e blu-ray) por preços bem em conta, o filme também encontra-se disponível no Netflix. Ou seja, se você ainda não assistiu, fica a dica!

Essas foram algumas dicas que separamos para você (se quiser mais, veja aqui). Mas, se você percebeu outras lições que não colocamos aqui, diga nos comentários! 🙂

francisca joias