Na jornada empreendedora, passamos por situações que nunca vimos, e podemos não saber como agir, nesse momento precisamos de um mentor. Pense em quantas vezes passou por alguma dificuldade e precisou de alguém para conversar, que tivesse enfrentado a mesma coisa. Isso é mentoria, de modo informal.

Empreender é um caminho incerto e a resposta só vem no final. São diversos fatores que podem ser minimizados, aprendendo com que já passou por aquele caminho e tem experiência.

1 Eu preciso de um mentor?

Tenha certeza que sim! Antes de procurar um, precisa entender por que a mentoria e tomar cuidado com os falsos profissionais do mercado, pegam o dinheiro e não ajudam.

Após essa reflexão, vai precisar pesquisar, um empreendedor que tenha um ramo que se assemelha, definir o perfil correto e ir ao mercado. Você precisa encontrar a pessoa certa, estar preparado e ter a oportunidade de mostrar a sua história para ele, cativar e torcer para que ele aceite a função de mentor.

2 Onde encontrar um bom mentor

Para reforçar a ideia, o bom é que seja alguém da sua área, com propriedade sobre o assunto e que tenha percorrido um caminho muito semelhante ao seu.

A mentoria pode ser um processo curto ou longo, gratuito ou pago, mas que com certeza vai te fazer crescer, te mostrar o caminho das pedras e te inspirar.

Para encontrar um bom mentor, é preciso estar antenada, usar redes de contatos, participar de eventos e fazer muito networking. Conhecer e se encantar pela história de um empreendedor é um sinal de quem ele vai entrar no seu radar.

Leia mais:

Lei de Pareto: na vida e nos negócios

3 motivos pelos quais você não está conseguindo resultado

3 O que um mentor pode fazer por mim?

Te fazer da zona de conforto. Às vezes uma conversa de uma hora, com quem você admira e te deu a oportunidade, muda a sua trajetória.

Esteja sempre preparada para não desperdiçar uma oportunidade de graça. Se for contratar, vai exigir muito de você, mas com seu esforço, o resultado vai ser muito bom. Ele estimula a sua autonomia, será sua referência, a experiência dele vai te colocar em outro patamar, te dando suporte e encorajamento.

Vai te ajudar a dar um sentido na sua vida, transmitindo sabedoria, valores, ideais, conhecimento e ética. Está na hora de se encorajar e mergulhar nos seus sonhos, as frustrações e fracassos dele vão te ajudar tanto quanto os casos de sucesso.

Vá em frente, faça da sua jornada empreendedora a melhor possível, compartilhe aqui a sua experiência e sucesso comigo!