Oi, tudo joia? Vou aproveitar que 2017 está no comecinho pra falar com você, amiga empreendedora, sobre como você pode cuidar do planejamento financeiro do seu negócio. Esse setor é muito importante para o funcionamento do seu empreendimento. Independente da fase que o seu negócio esteja, preste atenção nesses itens em 2017 para você não ter problemas no seu caixa por falta de organização. Vamos começar?

Fique atenta ao fluxo de caixa do seu negócio

Nesses primeiros meses, as vendas serão menores. Você pode apostar em ações pra mudar isso (aqui temos um texto que ajudar a aumentar suas vendas nesses primeiros meses), mas ainda sim tem que pensar no fluxo do seu caixa. Mantenha essas informações organizadas, juntas e de maneira que você entenda cada gasto ou lucro do negócio.

Evite gastos desnecessários

Nesses primeiros meses evite ter muitas dívidas. Precisa de alguma melhoria no seu negócio? Avalie se é urgente ou se pode esperar alguns meses. A possibilidade de você se enrolar em dívidas é menor.

Leia Mais

Quero fazer uma liquidação de janeiro no meu negócio. E agora?
Conheça os gatilhos mentais que vão alavancar as vendas do seu negócio

Seja ou não flexível com seu cliente

Pode acontecer em algum momento do seu cliente já ter aproveitado do seu produto, mas não ter condições de pagar (caso você tenha deixado para pagar depois). Nesse caso, avalie cada situação. Ainda que o lucro de cada cliente seja importante, veja se esse caso pode ser resolvido de alguma outra forma (parcelar ou ver uma nova data, por exemplo). Cada situação é diferente e você deve avaliar como sua atitude vai afetar o seu negócio.

Organize as notas fiscais emitidas

Se você já é MEI e gera Notas Fiscais Eletrônicas (NFe), deixe em um lugar seguro e de maneira organizada essas notas. Elas devem ser guardadas por um período de cinco anos após a data de missão de cada documento. Deixe uma pasta em um lugar seguro destinada para isso. Mesmo que você não mexa, é sempre bom deixar tudo organizado.

Essas foram algumas dicas de como você pode ter um planejamento financeiro eficaz em 2017. E caso você queira conferir mais dicas, acompanhe o nosso blog.  Além disso, responda nos comentários qual dica você considera a mais eficiente?

E não perca: Curso Lapidando Diamantes que será realizado por mim, Sabrina Nunes. Vou falar tudo, gente: como foi a minha jornada, como você pode enfrentar certos desafios de empreendedora, como pode melhorar o seu negócio. Clique aqui e se inscreva!

vip_whatsapp-var