O segundo dia do RD Summit começou com a palestra da Martha Gabriel no auditório principal. Muito requisitada em grandes eventos, ela já realizou diversas apresentações, muitas das quais já estive presente ao longo dos anos sobre assuntos variados. E, mais uma vez, ela nos brindou com seu vasto conhecimento em marketing e comportamento humano no trabalho e na vida pessoal. Logo em seguida, começou a palestra do Gabriel Costa sobre Growth Hacking, que na verdade é o processo de marketing de experimentos para encontrar meios para promover crescimento acelerado.

Depois de duas apresentações no auditório principal chegou a hora de ir para a Trilha, que eram palestras em salas menores com cases de empresas de marketing digital. A palestra que fui ver era do Vitor Peçanha, da Rock Content. Especializada em marketing de conteúdo, ele explicou como posicionou um post no topo do Google. Mostrou a estrutura básica para indexar e o processo de criação do conteúdo. Antes do almoço, corri de volta para o auditório principal para acompanhar a palestra do especialista em SEO no Brasil, Fabio Ricotta.  Eu acompanho seu trabalho desde da época que sua agência tinha o nome de Mestre SEO. Hoje, ela conta com profissionais de outras áreas de marketing e se chama Agência Mestre. Mais uma palestra excelente com dicas de marketing e, pra variar, fomos citados em sua palestra como case de sucesso de sua agência.

Após uma pausa para o almoço, retorno com a apresentação do Fabio Prado, especialista em Facebook Ads. Nunca tinha visto a palestra dele, apenas acompanho suas dicas nas redes sociais e essa conferência foi muito importante importante pra mim. Ele deu dicas práticas em campanhas de Facebooks Ads super interessantes. Mais uma grande palestra que pude aprender muito.

Ainda na correria para aproveitar as últimas apresentações, fui até a sala de trilhas para ver Rodrigo Tavares, do Mercado Livre. Uma aula de como tirar de seus clientes o melhor e o pior do seu negócio. Afinal de contas, ninguém melhor que o cliente para avaliar todas áreas da empresa – usabilidade do site, processo de compra, preço, atendimento e entrega.

E, pra fechar o evento com chave de ouro, o guru Neil Patel, ele falou para um auditório lotado e deu uma aula de inbound marketing e em como tratar o cliente até o momento certo para a conversão, ou seja, para realizar a venda.

Esse foi o meu segundo dia na RD Summit. Termino com a expectativa de voltar nos próximos anos e poder aprender ainda mais mais. E se você quer saber mais sobre essa minha experiência, acompanhe nosso blog e veja outras matérias de como foi a RD Summit 2016.