Você começou o seu negócio e sabe que divulgação é a chave do sucesso das suas vendas. Mas como fazer isso? Existem várias mídias sociais mas qual é a ideal pra você ter ótimos resultados? Devo investir em todas? Tire as suas dúvidas nesse texto.

Devo usar todas as mídias sociais para divulgar o meu negócio?

Todas parecem ótimas, mas em quais devo investir? Simples, tenha um foco na hora de escolher onde fará a sua divulgação. Minha dica é que invista de acordo com o seu comprometimento. Se for só você na parte  operacional do seu negócio vai ficar difícil ter várias mídias com conteúdo interessante e publicações constantes. Escolha algumas e tenha um foco maior nelas.

Pra quem falo nessas mídias?

Um dos principais erros no uso das mídias sociais é não direcionar a mensagem pra quem realmente importa: o seu cliente. E mesmo um negócio com anos no mercado pode não saber com quem falar. Uma dica é você investir nas personas, que nada mais são do que representações do seu cliente. Maioria dos negócios tem várias personas, mas foque em 3 no máximo pra não se embolar.

E pra descobrir quem são é bem fácil. Você pode analisar os dados das suas páginas nas mídias sociais, por exemplo. Idade, região, profissão e o que espera do seu produto são algumas informações que deve estar nessa análise. Inclusive tem um post bem legal aqui no blog sobre isso que você vai amar.

Tem diferença na hora de divulgar um negócio físico ou virtual?

Essa pergunta deve ter surgido na sua mente em algum momento. Tem alguma diferença na hora de criar conteúdo? O que você vai produzir pode ser a mesma coisa, mas o objetivo pode ser diferente. Enquanto no e-commerce você vai dar o caminho pro consumidor chegar até a sua loja entre milhões do mundo online, na loja física o desafio é fazer isso direcionando para um local.

Se for o seu caso, segmente as suas campanhas de forma que pessoas próximas ao seu negócio sejam impactadas. Além disso, junte isso aos interesses dessas pessoas. Assim você terá mais resultados na sua divulgação. E o conteúdo pode explorar mais o espaço da sua loja, com pessoas usando o que vende (no caso de roupas, como fica no corpo, montagem de looks etc). Tudo é uma questão de criar e seguir uma estratégia que aumente as suas vendas.

Facebook

Essa é a mídia social mais usada tanto por empreendedores quanto por grandes empresas. E motivos não faltam pra isso. Tem a versatilidade de conteúdos que você pode criar (imagens e vídeos), lives contribuem para aumentar o alcance e tem ainda a possibilidade de impulsionar publicações e até a própria página pra atingir mais usuários. E o melhor de tudo: não é caro investir nisso, mas é importante você segmentar pra não jogar dinheiro fora.

Se tem uma mídia que você com certeza deve estar presente é no Facebook. Mas além disso, crie conteúdos interessantes pro seu público-alvo e tenha constância nas publicações. Acredite, se bem feito, o Facebook é uma grande aliada pro sucesso do seu negócio.

Instagram

Muita gente subestima o Instagram, mas a verdade é que essa mídia social tem muito peso. Através das hashtags é possível atrair mais visitantes pras suas publicações. Em relação ao conteúdo, foque na qualidade das imagens e vídeos. Utilize o Stories e use as hashtags que tenham relação com o seu negócio. Outra dica é pensar na identidade visual do Instagram, assim o seu feed fica ainda mais atraente pra quem visitar a sua página.

Inclua ainda chamadas para a ação, pedindo que os seus seguidores curtam e comentem as suas postagens. Outra tática é incentivar a marcação de amigos na legenda, pois isso prolonga a vida do seu post. Mas só isso não é suficiente pra aumentar o engajamento. Curta e comente as fotos das pessoas que usam a hashtag da sua marca, isso mostra que a sua empresa se importa com aquela publicação.

WhatsApp

Essa é outra mídia que você deve ter na hora de divulgar o seu produto. Excelente ferramenta de comunicação, o WhatsApp dá mais dinamismo ao contato com o seu cliente. Mas atenção: faça o atendimento apenas em horário comercial. Assim você educa o seu cliente e mantém uma relação saudável com essa mídia.

Outra dica que faz toda a diferença é separar a linha pessoal da profissional. Você não fica trabalhando sem hora de terminar e ainda assim atende os seus clientes.

Outra possibilidade é o Status, um recurso novo que pode te ajudar e muito nessa hora. Semelhante ao Stories do Instagram, você cria um conteúdo interessante pra sua base de contatos. Quer saber qual o melhor pro seu negócio? Confira aqui um texto super legal sobre isso aqui no blog.

E invista em listas de transmissões ao invés de grupos. Assim você mantém um contato com o seu cliente, passa a informação de forma efetiva. Quer ver como fazer isso? Confira abaixo um vídeo bem legal do meu canal no YouTube. Já conhece? Então visite Francisca Joias por Sabrina Nunes e dê um play no vídeo abaixo.

YouTube

De todas as mídias sociais o YouTube pode exigir um pouco mais de comprometimento seu. Se o negócio está no começo, é mais indicado você voltar os seus esforços na criação da sua empresa do que investir nesse canal. Mas se está em outro nível vale a pena olhar com outros olhos pro YouTube.

Pense em um calendário editorial, crie conteúdos de acordo com o interesse do seu público-alvo. Invista na qualidade do material sempre, pois faz toda a diferença na forma como a sua mensagem é transmitida. Além disso, outra possibilidade que você pode explorar é monetizar o seu canal. Com bastante visualizações e seguidores é possível ganhar dinheiro com os seus vídeos.

Nessa hora a minha sugestão é que um profissional seja contratado pra fazer as gravações e as edições.  Assim você se dedica mais ao seu negócio e ao que pode ser melhorado nele, além de criar sugestões de temas para que essa pessoa desenvolva. E pense numa estratégia em conjunto, pra que todas as outras mídias possam ter um resultado interessante nessa ação. Divulgue o vídeo, crie promoções integradas e muito mais. Criatividade é tudo nessa hora.

Blogs

Essa é uma mídia bastante interessante e que muitas empresas estão voltando as suas atenções para isso. Com uma linha editorial bem definida e constância nas publicações é possível ter grandes resultados pro seu negócio. Para isso você só precisa de conteúdo interessante e investir nas técnicas de SEO.

Mas o que é isso? SEO são estratégias que otimizam o seu texto e fazem com que ele fique nas primeiras posições do Google. E pra quem não sabe, essa posição representa a quantidade de acessos. Você, quando pesquisa alguma coisa, vai em qual resultado: o primeiro ou o último? Claro que quem está no topo ganha mais cliques e com isso aumenta o tráfego do site ou blog.

Investir no SEO é importante pra isso e muito mais. Quer saber como? Veja aqui um post que eu fiz sobre como essas estratégias fazem a diferença no resultado do seu site.

Como saber se está funcionando?

Não é só publicar, você também deve saber os resultados de cada mídia. Estabelecer metas é uma ótima maneira de direcionar os seus esforços. Mas após isso vale a pena analisar alguns dados como:

Facebook: curtidas, engajamento e alcance

Através desses números é possível ter uma noção do estado real da sua página. Além disso, veja o perfil das pessoas que te seguem. Dá pra descobrir sexo, país e estado nos quais se concentram mais fãs. Isso te ajuda a direcionar melhor as campanhas e atingir quem realmente vai comprar de você.

Instagram: seguidores e impressões

Essas métricas (assim que chamam os dados) são importantes. Nesse caso, o número de impressões é uma informação fundamental. Além disso, vale a pena observar as publicações que tiveram o melhor resultado. Assim como também pode ser feito no Facebook, esses dados podem te ajudar nas postagens futuras.

YouTube: inscritos e visualizações

No YouTube as métricas básicas que você precisa ficar atenta são essas. Mas se quiser ter um conhecimento mais aprofundado, veja as curtidas em cada vídeo, os que tiveram mais comentários e a porcentagem de quem viu os vídeos até o final ou não. Isso te guia em que tipo de conteúdo otimizar ou investir.

WhatsApp: clientes atendidos e principais solicitações

No WhatsApp as informações que você deve ficar atenta estão ligadas ao atendimento. Quantas pessoas entraram em contato com você, quais as principais solicitações e reclamações. Muitas pessoas não gostam do último item, mas você precisa saber o que pode melhorar no seu negócio. Não tenha medo de críticas dos seus clientes, fique preocupada se eles não falarem nada pois pode ser que eles tenham ido pro seu concorrente.

Blogs: visualização, taxa de rejeição e taxa de entrada

Esses dados em blogs são os principais. Veja as taxas de visualizações no geral e únicas, assim você tem uma noção clara do resultado das suas publicações. Além disso, a taxa de entrada indica como o SEO está trazendo leitores pros seus posts. A taxa de rejeição é pra você ficar atenta, assim como a taxa de saída. Fique atenta com números grandes e o tempo de permanência em cada página.

Por esses números é possível criar estratégias tanto para melhorar a própria mídia quanto para criar um resultado em conjunto com as outras redes.  E depois de tudo isso, já escolheu qual mídia investir na hora de divulgar o seu produto? Diz pra mim nos comentários.