Já notou a constante transformação na forma como as pessoas consomem informações e produtos? Vender se torna um desafio cada dia maior. E quando suas vendas dependem de encomendas? Como manter uma quantidade mínima para manter seu comércio funcionando? Como alavancar as vendas?

Hoje vou te dar dicas específicas para quem vende por demanda. São 3 dicas valiosas que irão deixar a saúde financeira do seu negócio em dia. Além disso, vou contar aqui o conceito “just in time”. Vamos lá?

Estoque zero “just in time”

Quem vende por demanda deve entender que manter um estoque grande e com peças repetidas não é uma boa opção. Por isso vou te ensinar um conceito que faz muito sentido: estoque zero “just in time”.

Prateleira cheia não é sinônimo de riqueza. Amiga empreendedora em vez de encher suas preteleiras, invista em inovação, em abertura de novos mercados, em marketing, em qualidade de produto e atendimento, capacite o seu pessoal, atualize-se.

Just In Time significa produzir somente o que tenha encomenda/demanda; é manter disponível o produto na quantidade exata/justa que o cliente precisa.

Para investir nesse mercado é necessário ter tudo bem orquestrado, pois é  preciso receber a mercadoria em tempo hábil de atender o cliente. Por isso é preciso planejar suas vendas para programar as devidas compras e os respectivos pagamentos.

Conheça o tempo de reposição (Lead-Time) do seu parceiro fornecedor e faça o pedido de acordo com esse tempo. Dinheiro custa muito para ficar empilhado na prateleira.

Leia mais

• Como fazer sua empresa render mais?

• Conheça os melhores indicadores de produtividade

Incentive as encomendas em massa

Como você escolheu trabalhar somente vendendo e produzindo o que tem encomenda é mega importante fazer vendas com quantidades mínimas.

Ou seja, se você tem uma lojinha online que vende lembranças para festas infantis, por exemplo, coloque a informação de pedido mínimo.

Incentive o pedido com encomendas em massa. Seu ticket médio irá aumentar e isso manterá a sua máquina girando, tanto em termos de produção e de negociação com fornecedores, quanto de vendas e entradas no seu financeiro.

Negocie lotes com fornecedores

Agora que você criou um calendário de vendas e que você já possui uma base de clientes ativos, ao conhecer as necessidades desses clientes fica mais fácil negociar lotes com seus fornecedores.

Uma compra maior tende a diminuir seu preço de custo, isso significa crescimento, pois você irá aumentar a produção, com um custo menor e ter vendas programadas para o estoque flutuante ou estoque virtual.

Crie um cartão fidelidade

 A última dica é mara e garante novas vendas para o mesmo cliente. Vou te ensinar aqui como criar um cartão fidelidade.

Quanto custa?

Pasme! Mas você não irá gastar nada, nem com impressão e nem com a ferramenta. Apenas usará seu tempo para criação e controle.

Aqui está o mini tutorial do Canva.

Passo 1: Faça o download para Iphone ou faça no seu computador em https://www.canva.com

Passo 2: Crie sua conta e faça o Login

Passo 3: Escolha o modelo

Passo 4: E comece a editar

Funções: Você pode incluir e editar fotos,  adicionar texto, elementos, adesivos, bordas, molduras e muito mais. Comece a criar em instantes com centenas de templates profissionais que você pode personalizar como quiser.

Além disso, na versão para computador você tem gratuitamente um curso de design para iniciantes com tutoriais completos sobre como começar no Canva, como usar as fontes, cores, imagens, backgrounds, formas e ícones, layout e mais 3 tutoriais avançados.

Além disso, tem também um banco de dados de inspiração com modelos criados por gente no mundo inteiro. Eu amo usar esse App pra criar aqueles posts fofinhos que publico no meu Instagram

Esse foi o nosso texto sobre como vender por demanda. Aqui você aprendeu o conceito “Just in time” ou estoque zero. E 3 dicas de como fazer isso para alavancar seu negócio. E por falar nisso, conseguiu assimilar todos os pontos? Deixe suas dúvidas nos comentários!