Conteúdos em vídeos são efetivos em doar e absorver conhecimento. E se você está pensando em incluir vídeos na sua estratégia de marketing digital vai amar ler esse texto. Pois eu vou falar de alguns aspectos fundamentais que vão te ajudar a longo prazo, mas também de algumas estratégias únicas que você pode colocar em prática agora mesmo, e que vão te ajudar a gerar resultados mais rápido. Vamos juntas?

Crie conteúdo de alta qualidade

Essa primeira dica é óbvia, mas muitas pessoas ignoram. Se o seu objetivo é conseguir visualizações para seus vídeos e aproveitar ao máximo o alcance, então você precisa começar criando vídeos de alta qualidade. Não me refiro à imagem, áudio e direção de cinema com câmeras de última geração. Mesmo que você grave do seu celular, você deve se preocupar com o áudio, com a luz, com o ângulo e principalmente com o roteiro.

Agora ficou mais fácil entregar vídeos incríveis pra você, pois tenho a May(filmmaker) que me ajuda com as gravações e edições. Até você conseguir uma ajuda profissional tenha comprometimento em fazer bem feito com o que você tem hoje ou se planeje para contratar alguém também.

São muitas opções de freelancers e você pode gravar inúmeros vídeos em apenas um dia ou dois. Aqui está um site para você contratar um bom profissional e comparar várias propostas para seu projeto: Workana.

Quanto tempo cada vídeo deve ter de duração?

Essa é uma questão bem subjetiva, pois a duração dos seus vídeos devem agradar o seu público. Então não posso criar uma regra e determinar que você deva fazer vídeos curtos ou longos. Comece testando, afinal tudo em marketing é sobre teste, avaliação e aprendizagem.

Então crie um vídeo longo e algumas edições menores com o mesmo conteúdo. Coloque no ar e perceba o que gera mais performance. Outro aspecto importante é a plataforma que você usará para fazer o upload dos vídeos.

No Instagram, por exemplo, só aceitam vídeos de até 1 minuto, já no Youtube e no Facebook não existe limite de tempo. Os meus vídeos estão com uma média de 3 a 5 minutos, eu publico no Youtube, Facebook e no meu Blog, e os resultados estão fantásticos.

Mas existe um novo formato  com vídeos de até um minuto que estão fazendo muito sucesso no Instagram, chamamos de Lifehacks ou hacks.

Segundo a Wikipédia: “O termo LifeHacks se refere a truques de produtividade que podem ser aplicados para superar a sobrecarga de informação, pendências e tarefas do dia a dia.

Leia mais

5 coisas que você deve fazer para ser uma empreendedora de sucesso
Dicas infalíveis para vencer a concorrência

 Otimize seu vídeo

Essa é a minha dica técnica e que vai fazer total diferença nos seus resultados. Otimizar seu vídeo vai ajudar a fazer com que ele seja exibido onde e quando for preciso. Isso inclui resultados de busca e as sugestões de “vídeos relacionados”.

Para otimizar seu vídeo, há quatro coisas que você deve considerar, cada plataforma de upload possui essas configurações para preencher. Fique atenta e preencha tudo certinho!

Título: seja criativa e use a sua palavra-chave, faça perguntas ou auto-referências;

Tags: são as suas palavras-chave, use de 10 a 12 opções e todas relacionadas ao seu conteúdo;

Descrição: essa é a sua meta tag, ou seja, uma descrição curta sobre o seu conteúdo;

Miniatura: escolha o frame de imagem que ficará na capa do seu vídeo.

Agora, você terá a confiança necessária para fazer o que é preciso para conseguir incluir vídeos em sua estratégia e aumentar os seus resultados. E por falar nisso, você tem vergonha de falar na frente da câmera? Vamos trocar figurinhas nos comentários!