Para começar a empreender, precisamos de planejamento, força de vontade e saber lidar com as mudanças no sistema. Você está preparada? Às vezes essas mudanças afetam as pessoas que nos envolvem, que batalham junto com a gente no nosso sonho.

Precisamos liderar a equipe de forma correta, guiar as pessoas pelo novo caminho e abrir seu coração para as coisas novas também. Valorizar o trabalho em equipe é a melhor coisa a se fazer.

1 Mudanças no sistema

Às vezes, as mudanças partem dos nossos colaboradores, isso é muito importante. A visão que ele compartilhou deve sempre ser analisada e levada em consideração. Não podemos nos achar maiorais e ter o ego elevado, nossa equipe sempre vai conseguir contribuir com melhoria e mudanças.

É para fazer isso que nós treinamos, aprimoramos e damos confiança e autoridade. Não deixe a vaidade tomar conta de você. Ela pode fazer mal a equipe e a empresa, desmotivando todos.

Leia mais

• Qual melhor tipo de colaborador: o que realiza tarefas ou que executa?

• Clima organizacional: porque medir?

2 Seja promotora da comunicação compartilhada

Todas sabemos que mudar é difícil, mas também é necessário. Ouvir cada colaborador, deixar que ele compartilhe e promova sua ideia com você, é sinal de que você está no caminho certo. Dê a liberdade para a equipe converse, sempre, com você primeiro dividindo as boas ideias, antes de torná-las públicas.

Tudo deve ser muito bem analisado e, se for viável, deve ser executado com o mérito ao colaborador dono da ideia. Isso faz com a confiança e a vontade de contribuir sejam maiores, em todos.

3 Faça sempre um Brainstorm

Brainstorm em sua tradução, significa chuva de ideias, isso deve ser sempre difundido entre sua equipe. É ali que você vai perceber quem pode muito te ajudar, na gestão, no planejamento e na execução, é um ótimo momento de observação.

Estude como fazer um brainstorm produtivo, para poder aproveitar ao máximo do momento que está proporcionando aos colaboradores. É isso aí, aceitar as mudanças é necessário, vindo da nossa realidade e observada por terceiros, temos que ter esse sentimento.

Promova sempre uma ótima comunicação, visão partilhada e confiança mútua, agora é com você. Me sigam no Instagram e vejam minhas Stories cheias de novidades, sucesso!