Hoje eu vou te dar 5 dicas para melhorar a produtividade da sua equipe. E se você acha que essa palavra quer dizer trabalhar várias horas na mesma atividade está enganada. Produtividade é algo que a gente quer de modo pessoal e principalmente da nossa equipe e que lida em ser eficiente no que se propõe a fazer. Por isso é preciso medir esse índice de tempos em tempos, em intervalos não muito longos, para saber se temos uma equipe engajada ou distraída. E se estamos atendendo as nossas expectativas. Confira abaixo:

1  Liderança e Comunicação

Minha primeira dica é exercer bem a comunicação isso é importante pra saber liderar um time. O bom líder tem a visão de estabelecer e compartilhar os projetos e metas com seus colaboradores. Com toda equipe bem informada e conhecendo o propósito da empresa é possível um maior e melhor engajamento de todos os envolvidos.

Por isso, não se esqueça de ter uma equipe coesa e conhecedora dos seus objetivos, informada das suas metas e integrada ao seu negócio. Isso é muito importante para aumentar a produtividade.  Dar feedback e orientações é essencial para alinhar o trabalho. Faça a sua equipe se sentir importante, não deixe ninguém desinformado.

2  Medir a produtividade

Ter ferramentas de gestão é obrigação de todas as empresas, desde as grandes até ao pequenininho que tá começando agora. Elas que vão te auxiliar na tomada de decisão e no conhecimento da sua equipe. Faças reuniões periódicas, mas cuidado para não cometer o erro de ter encontros em excesso. Deixe bem claro as metas para um determinado período, não coloque metas longas para ninguém se perder no meio do caminho. Faça isso medir a produtividade da equipe em suas atividades já programadas.

Agora, se for um projeto de curto prazo as avaliações precisam ser mais constantes, como semanal, quinzenal, vai depender de como vai ajustar o prazo do seu projeto. De três em três meses é um tempo bom para avaliar a produtividade e o empenho da equipe. Crie um planejamento e nessas reuniões confira o prazo estipulado e se foi cumprido ou não. Se tiver atrasos, vamos precisar ajustar a engrenagem e entender onde a equipe falhou, desde os gestores até quem executa.

3  Treinamento

Já falamos aqui sobre treinamento e vamos lembrar que treinar nossa equipe é essencial para ter sucesso. Então, se já treinou e mesmo assim a produtividade está baixa, faça reciclagem, dê feedbacks mais constantes. Em último caso, infelizmente, se precisar fazer ajustes mais de 4 vezes com aquele colaborador vai ser preciso rever seu papel na empresa ou no cargo.

Leia Mais

• 3 erros que você faz e podem acabar com a sua produtividade

• Treinar para desenvolver e transformar!

4  Organização

Não deixe desandar o seu projeto. Tenha alguém responsável pelas iniciativas e acompanhamentos, mas seja organizada para estar à frente da empresa e gerir a equipe.

Por isso não desfaça de agendas, cumpra exatamente o combinado para todos, pra ter certeza nas avaliações e fazer bom aproveitamento das horas de trabalho. Uma dica é você pensar no objetivo e ir separando no tempo que tiver disponível. Exemplo: quer ler um manual que vai ajudar no seu trabalho? Separe quantas páginas você deve ler em uma semana, por exemplo.

5 Ambiente

Para fechas essas dicas poderosas (hoje eu tô inspirada, ein?), cuide bem do ambiente de trabalho. Deixe o espaço mais familiar, mais aconchegante, um local que o colaborador faça dele uma extensão da sua casa e sinta-se mais à vontade. Isso faz toda a diferença. Principalmente para os novos funcionários que já chegam e ainda não conhecem a rotina da empresa nem como é a harmonia da equipe.

Incentive a comemoração de aniversários, datas festivas, confraternizações, almoço em grupo, tenha plantas, murais informativos e tudo aquilo que aproxime a equipe de um ambiente ideal de trabalho. Preste atenção em dar objetivos saudáveis, pois muita pressão e metas bizarras vão descontrolar emocionalmente todos no ambiente, gerando conflitos e a falta de produtividade.

Bom, com essas dicas a sua equipe vai te dar mais produtividade e se sentir mais segura e feliz, o que é maravilhoso para o nosso negócio. Viu como não é difícil encontrar o melhor do seu colaborador e consegui alcançar as metas? Ah, lembra de falar pra mim nos comentários o que você achou dessas dicas. Gostou?