A leitura é um hábito que deve tomar conta do empreendedor. Sempre tem alguns livros essenciais para nos inspirar e ensinar. Hoje eu vou te dar 5 dicas, que vão mexer com a sua visão, seu pensamento e alavancar sua vontade de fazer diferente e melhor a cada dia.

E já aviso: se você é empreendedora e não lê bons livros, tá perdendo seu tempo, esteja sempre antenada nos títulos que os especialistas e grandes empreendedores indicam, geralmente são ótimos.

1 A estratégia do oceano azul

Esse livro tem uma simples missão e é bem descrita na sua sinopse, que é: criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante.

Não estaremos no topo sempre, para isso precisamos desbravar outros mares, criar novos espaços, onde ninguém está pensando em ir, ideal para segmentação. Ele ensina a inovar, criar uma nova competitividade, mas que você sairá na frente e terá vantagem sobre aqueles que não viram essa oportunidade.

Apresenta ótimas ferramentas, que mostram como agir no momento de criação, além de incentivar muito a prática constante do conhecimento.

2 Marketing 3.0

Esse livro é de um grande autor, Philip Kotler, um grande especialista em gestão e pai do marketing moderno.

Ele resume seu livro em como perceber as forças que estão definindo o novo marketing, centrado no ser humano.

Ele identifica a nova era que estamos vivendo, um marketing de voltado essencialmente aos clientes, norteado por valores que são transmitidos pelas organizações.

Marketing 3.0 mostra como você e sua empresa podem ser muito importantes dentro do mundo globalizado e conectado.

Fazendo entender como os clientes estão cada vez mais se importando com a imagem que a empresa transmite, ensinando como se destacar e criar valor perante os clientes.

3 Organizações exponenciais

É um livro essencial que muda a cabeça de qualquer empreendedor, ele trata claramente os efeitos da tecnologia sobre os negócios atuais. Ele vai auxiliar no entendimento do novo cenário que vivemos. Te prepara a criar uma empresa que cresça exponencialmente, conectada a novas tecnologias, sempre.

Excelente leitura para conhecer boas e novas técnicas organizacionais, que vão impactar diretamente na evolução.

Leia mais

• Mindset: 5 dicas para construir uma mentalidade vencedora

• Vocabulário do empreendedor: aprenda!

4 Dedique-se de coração

Esse livro conta a história da Starbucks, uma das maiores empresas do mundo, traz lições e ensina a tomar decisões. O Howard Schultz, dono da companhia, conta como ele saiu de uma única loja, para mais de mil lojas, inaugurando uma loja por dia.

Ao ler é possível sentir a paixão dele pelo negócio, além de enxergar os valores e serve como um guia de inspiração para o crescimento e sucesso.

5  Execução – A disciplina para atingir resultados

Esse livro é leitura essencial para quem está fazendo seu planejamento estratégico, mudando sua visão ou entrando no mercado. O grande problema das pessoas é a procrastinação. Ele mostra que os grandes erros acontecem na execução e não no planejamento.

Pensar e não fazer vai travar o seu crescimento, impedindo que sua empresa caminhe para o sucesso. Esse livro te ajudar na comunicação e desenvolver habilidades de liderança focada na execução de tarefas com excelência.

Os empreendedores e os livros

Gente, é isso, são livros essenciais que nos auxiliam na motivação, no exemplo, na execução, na inspiração, nos processos e em tudo que precisamos.

Tenha alguém em quem se inspirar e vá em frente! Busque versões digitais, salve no celular, compre o livro , mas não deixe se atualizar, sempre!

Agora, conte nos comentários os livros que você e te ajudaram. Vamos fazer uma grande rede de conhecimento pelos livros.