Cortar custos, principalmente em tempos de crise, é um grande dilema para nós empreendedores. Se a ordem é reduzir você não pode fazer isso de qualquer jeito. É bom saber onde e o motivo daquele setor ou serviço estar pesando no seu custo mensal. Então se prepara porque eu vou te mostrar os principais erros na hora de cortar os custos de um negócio. E já vou começar com uma dica: se planeje. Sem informações, é fato que você vai cometer um erro durante esse processo. Veja as próximas:

1  Não demita de imediato

A demissão só em último caso e talvez seja esse o maior erro, já que vira assunto nas rodinhas da empresa e espalha o pânico entre os colaboradores. Sabe quando uma situação tá ruim e fica ainda pior? Pois é, isso deixa eles preocupados e acaba interferindo no rendimento, já que todo mundo vai ficar preocupado em quem vai ser o próximo.

2  Cuidado ao examinar os benefícios dos colaboradores

Outro erro é cortar bônus, comissões e prêmios por metas alcançadas, já que isso motiva seus vendedores e sua equipe. Reveja as métricas para não perder motivação e competitividade e sofrer com menos lucros. Nem pense em gastar seu tempo tentando cortar cafezinho, copos descartáveis e papel higiênico, isso só vai criar mais insatisfação. Com certeza você tem mais coisas importantes para se preocupar. Lógico que deve ser revisto, mas não radicalize.

3 Mantenha sempre um bom padrão de qualidade

Não pense, de jeito nenhum, em reduzir a qualidade do serviço ou produto oferecido ao seu cliente. Manter o padrão das coisas com qualidade é o que traz benefícios pro negócio, então temos que seguir com a melhor qualidade possível.

LEIA MAIS:

• Invista na 5W2H para fazer um plano de ação de sucesso pro seu negócio
• Faça um plano de marketing anual pro seu negócio

4  Não pegue o marketing como vilão

Mas aí você pensa: vou reduzir no marketing, né? Cuidado, lembra que falamos que sem planejar as coisas desandam? Pois é, atenção! Faça um plano e sempre analise suas planilhas, já que cortar verbas do setor de marketing pode atrapalhar na captação de clientes e na promoção dos seu produtos, dando espaço pra concorrência.

5  Sempre tenha planos, sempre!

Esses são erros que todos cometem quando falamos de redução, por isso nada sem planejamento e informação traz os resultados que a gente quer. Pense bem antes de cortar gastos e planeje bem isso ora você não ser pega desprevenida por consequências ruins pro seu negócio.

E então, o que eu faço?

Tudo que você fizer e der errado vai te trazer prejuízo e aborrecimento. Já vi empreendedor demitir e ter péssimos resultados, como: falta de caixa e capital de giro, demora para arrumar alguém que faça aquele serviço com a mão de obra mais barata e com a mesma qualidade de antes ou mexendo na qualidade do produto pra baixar custo e afetando todo o seu sistema. Enfim, só trouxe prejuízos!

Lembre-se sempre de planejar as suas ações e comunicar para a equipe quais são as suas intenções, se planeje para ter um sistema de gestão. Eles sempre mostram pra gente onde tá elevado o custo. Pense ações até conversarmos de novo sobre esse assunto, analise suas tarifas bancárias, telefonia, viagens, impressão e horas extras, aí a gente volta e fala sobre como agir com um bom plano.